Um incêndio atingiu o edifício Copan, na região central de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (3). Não há informação sobre vítimas. Segundo informações preliminares, o fogo atingiu as juntas de dilatação do prédio, no 18º e 22º andares. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou, em nota, que os bombeiros “estão tentando verificar a origem da fumaça branca que está saindo entre as juntas de dilatação do prédio da Copan”. A prefeitura da capital paulista disse que a Defesa Civil municipal e a equipe da subprefeitura “aguardam a conclusão dos trabalhos dos Bombeiros para realizar vistoria no local. O SAMU não foi acionado.”

Ruas ao redor do prédio foram interditadas. A TV Globo conversou com moradores, que disseram que os blocos D e E foram evacuados. As lojas no térreo do edifício também foram esvaziadas.

Copan foi projetado por Oscar Niemeyer

O edifício Copan é um prédio histórico com mais unidades habitacionais que 254 municípios brasileiros, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A construção sinuosa foi projetada por Oscar Niemeyer e tem 1.160 apartamentos.

Continua depois da publicidade

O prédio fica na República, e já chegou a contar com mais de 5 mil moradores (mais que a cidade de Ipira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, por exemplo).

Projetado ainda nos anos 1950, lembra uma gigantesca bandeira tremulante. Além de mais de 1 mil apartamentos, o prédio conta com 22 elevadores e cerca de 200 vagas para carros no subsolo.

O prédio foi inaugurado em 1966, e embora tenha sido projetado por Niemeyer, a execução foi de Carlos Alberto Cerqueira Lemos.

*Com informações do g1 e do Metrópoles.

Leia também

Pista cede e provoca o caos no trânsito da região Norte de Blumenau

Diddy contrata equipe “poderosa” de advogados e tenta direito à fiança pela terceira vez