A Área de Preservação Permanente (APA) entre a praia da Joaquina e o Porto da Lagoa, em Florianópolis, foi atingida por um incêndio na tarde deste sábado. O fogo começou por volta das 14h40min e queimou 10 hectares de vegetação. Ninguém ficou ferido e não houve danos materiais porque as chamas foram apagadas antes de chegar às residências da região.

Continua depois da publicidade

O incêndio mobilizou bombeiros da equipe do Arcanjo e policiais militares do Águia porque estava se aproximando rapidamente de algumas casas. Com oito pessoas trabalhando na ocorrência, o fogo foi apagado após a utilização de 85 mil litros distribuídos em 170 lançamentos de água. As equipes deixaram o local às 18h30, quase quatro horas após o início da operação.

Para o tenente Leando Emmanuelli, que esteve na ocorrência pela equipe do Arcanjo, o incêndio demorou para ser combatido pelas características da vegetação. Ele explica que os bombeiros desceram da aeronave para tentar bater o fogo, mas não conseguiam chegar ao local.

— A vegetação foi pegando fogo por baixo e a gente não conseguia acessá-la com os abafadores pela densidade e as raízes da mata. Então você pensava que combateu o incêndio, mas virava as costas e depois via chamas novamente em um foco que já havia sido combatido.

As equipes que atuaram na operação não souberam informar as causas do fogo. Contudo, destacam que as condições climáticas devem ter contribuído para o incêndio, já que o sábado teve tempo seco e vento forte. O 1º batalhão do Corpo de Bombeiros não soube informar se será feita uma perícia no local para coletar mais detalhes, já que não houve feridos e nem perdas materiais.

Continua depois da publicidade