A inauguração dos nove geradores da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi marcada pelo seu acionamento simbólico, ocorrido durante cerimônia na manhã de terça-feira. A pré-operação foi iniciada nesta terça e, até o final de dezembro, serão feitos os ajustes finais nos equipamentos.

Continua depois da publicidade

Com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, os geradores têm potência total de 5 megawatts, e a reservação total de diesel pode manter a carga por 15 horas. As obras de implantação foram aceleradas para que estivessem prontas antes do início do verão, período em que o consumo de água aumenta cerca de 12%, o que torna ainda mais problemática uma eventual falta de água.

Os equipamentos vão evitar que a produção de água da estação seja interrompida quando ocorrem quedas de energia, que podem ser causadas por acidentes ou temporais. Além da segurança no abastecimento, os geradores também proporcionarão economia de cerca de R$ 120 mil na fatura de energia da ETA, pois serão ativados nos horários de pico, em que o valor da energia é mais caro. Segundo estudos mais recentes da Águas de Joinville, o retorno do investimento ocorrerá em menos de três anos.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-prefeito Rodrigo Coelho, do diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville Jalmei Duarte, de secretários municipais, vereadores e funcionários da Águas de Joinville.

Continua depois da publicidade