O Parque Porta do Mar, que seria inaugurado às 10 horas neste sábado, teve a cerimônia de abertura adiada por conta das chuvas. O local, obra de qualificação urbana da orla da Lagoa do Saguaçu, no bairro Espinheiros, é um dos dez projetos integrantes do Programa Linha Verde, financiado pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Continua depois da publicidade
A programação incluiria a participação do prefeito Udo Döhler, com descerramento de placa e competição náutica em cinco baterias com alunos da Escolinha de Canoagem de Joinville. Agora, a prefeitura deve marcar uma nova data para o evento.
Um local de lazer à beira da Lagoa do Saguaçu
O nome Parque Porta do Mar Marino de Oliveira é uma homenagem a um dos mais antigos moradores da comunidade, falecido em 2012. Uma das medidas para melhorar a segurança no local é o sistema de iluminação pública no entorno da Porta do Mar, incluindo o trapiche.
Ao longo da rua Antônio Gonçalves, principal via de acesso, foram pintadas vagas de estacionamento em 45 graus, que ocupam uma das pistas da rua, que tem sentido único de direção Centro-bairro. Entre as atrações da Porta do Mar se destacam o trapiche, com extensão de 126 metros, sendo uma parte fixa e outra flutuante, para possibilitar a atracação de embarcações.
Continua depois da publicidade
O novo atrativo conta com duas praças, uma delas com deque para contemplação. Em outra haverá equipamentos de ginástica para a terceira idade. Também foram implantadas benfeitorias como calçadão e mobiliário para compor o conjunto turístico. O investimento total do Parque Porta do Mar é de R$ 1,65 milhão com recursos de financiamento com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
A obra faz parte do programa Linha Verde, que já implantou os parques da Cidade, das Águas, Caieira, Zoobotânico e Finder. Estão previstos e em andamento o Mirante do Boa Vista, parques São Francisco, das Nascentes, do Morro do Amaral e o Eixo Ecológico Leste.