A inauguração de uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) na comunidade Mbya Guarani, em São Miguel, município de Biguaçu, na Grande Florianópolis, será feita sob o olhar da parente ilustre Sonia Guajajara. A ministra dos Povos Indígenas confirmou presença na solenidade, dia 20 de novembro, às 14h. A UBSI, antiga reivindicação dos originários, segue padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atua com uma equipe multidisciplinar em parceria com a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

É a primeira vez que Sonia Guajajara visita o Estado na condição de ministra. A comitiva deve chegar às 13h e será recebida na Opy, a casa de reza, sendo recepcionada pelo coral guarani. Na sequência, haverá a inauguração da UBSI.

— É uma honra recebermos a ministra que já esteve presente aqui em Santa Catarina em outras lutas. Ela foi colocada no governo por nós, uma verdadeira conquista do povo indígena — conta a cacique Celina Antunes.

Na comunidade guarani, localizada no quilômetro 190 da BR-101, vivem 38 famílias num total de 110 pessoas. A cacique Celina explica que a inauguração do posto de saúde, construído pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) é um ato simbólico para aproveitar a vinda do secretário Ricardo Weibe Tapeba.

Continua depois da publicidade

— O serviço já se encontra em funcionamento. A gente vai compartilhar o espaço com a comunidade de São Miguel e da Praia de Baixo, ou seja, com os não indígenas — explica a cacique.

A escolha pela casa de reza

Entre 15h30min e 17h, após a inauguração oficial, haverá uma assembleia com lideranças indígenas de Santa Catarina e do Ministério dos Povos Indígenas. O local será a casa de reza.

Para o povo guarani, este lugar tem importância muito grande, no qual mantêm rituais, como batizados, bênção de cura e funerais, consagração de sementes do milho, alimento com valia espiritual. Também é lugar de troca de conhecimentos entre os anciãos, reconhecidos como sábios pela experiência de vida, com crianças e mais jovens, e com lideranças. Foi isso que moveu a organização do evento para ter ali a presença de Sonia Guajajara.

Continua depois da publicidade

A Opy segue uma arquitetura guarani: possui planta retangular, às vezes com semicírculo em uma das extremidades, cobertura de palha e de barro. Para os indígenas, essa confecção impede a chegada dos maus espíritos.

A agenda da ministra prossegue às 19h, com jantar com lideranças do sul do país para apresentação do novo Conselho Nacional dos Povos Indígenas (CNPI), em um hotel no Canto da Ilha, em Ponta das Canas, Norte da Ilha. Sonia Guajajara permanece em Florianópolis até terça-feira (21), quando será feito o lançamento do Fórum Parlamentar Justiça do Bem Viver, na Alesc. Às 16h, ela segue para Foz do Iguaçu (PR) para cumprimento de agenda.

Leia também

STF forma maioria para declarar aposentadoria de ex-governadores de SC inconstitucional

Ex-comissionados na prefeitura de Florianópolis são alvos da nova operação contra propina