A inauguração do Multi-Hospital, localizado no bairro Carianos, no Sul de Florianópolis, foi marcada por uma confusão neste sábado (1°). Um grupo de manifestantes contrário ao fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul tentou entrar no local, o que causou um princípio de tumulto durante a manhã.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura de Florianópolis, os manifestantes foram “convocados por vereadores da oposição” e a inauguração ocorreu normalmente na sequência.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os manifestantes tentando entrar no Multi-Hospital (veja abaixo). Eles foram atingidos com spray de pimenta e barrados pela Guarda Municipal de Florianópolis (GMF). Questionada, a guarda não se manifestou sobre o uso de spray até a publicação desta reportagem.

O novo hospital público foi construído pela prefeitura da Capital, em parceria com o governo do Estado, em um investimento de cerca de R$ 30 milhões. De acordo com a GMF, os manifestantes protestavam contra a saída da UPA do Rio Tavares, uma das consequência da inauguração da nova estrutura. A prefeitura da Capital informou que havia um pouco mais de 10 pessoas no protesto.

Continua depois da publicidade

Confira o vídeo

Hospital municipal

O Multi-Hospital foi construído dentro da estrutura do antigo aeroporto da Capital e é o primeiro hospital municipal de Florianópolis. A estimativa do município é de que sejam feitos mil atendimentos por dia e 500 cirurgias eletivas por mês.

Vão ser procedimentos de baixa e média complexidade (como ortopédicas, de hérnia, vasectomia, entre outras), consultas especializadas e exames diagnósticos (endoscopia, colonoscopia, tomografia, por exemplo).

O complexo também conta com atendimento em saúde mental disponível 24 horas por dia inclusive com estrutura de internação; Centro Oftalmológico e Ótica Pública, além de uma Unidade de Pronto Atendimento. 

Leia mais

Primeiro hospital público municipal de Florianópolis tem data para ser aberto; veja fotos

Mega-apreensão de drogas em São José deixa prejuízo milionário ao tráfico