A inauguração da passarela que liga a avenida Beira-rio à rua Hermann August Lepper teve que ser adiada. A Ponte Charlot passará por novos testes de segurança para verificar a estrutura da obra. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), alguns testes foram feitos na passarela, mas ela apresentou oscilações. Quando uma ou mais pessoas passam sobre ela, percebeu-se que ela balança.

Continua depois da publicidade

O oscilação é considerada normal pelos engenheiros. Mesmo assim, será feito um reforço para garantir a segurança dos pedestres na passagem sobre a estrutura. Segundo o engenheiro Rodrigo Hartmann Dobner, da Helpcon Construções, Projetos e Serviços, empresa responsável pela obra, o problema existe porque é uma ponte sem sustentação central.

– A ponte não corre o risco de cair e nem dá para ver ela balançando, mas, quem está em cima, poderá sentir um balanço sem essas obras -, explica o engenheiro.

Conforme a Seinfra, essas obras de reforço na sustentação serão feitas somente a partir do dia 21 de janeiro, quando um guindaste especial para içar o concreto estará disponível.

Continua depois da publicidade

O reforço na sustentação – chamado de obra de contra-flecha – irá levantar a estrutura de concreto e colocar mais duas novas vigas de aço nas laterais da ponte. Também será feito um reforço ao lado da passarela.

– Além de funcionar como guarda-corpo, a estrutura ao redor da ponte fará com que as oscilações cessem -, explica Rodrigo.

O gerente da Seinfra, Talles Vieira, acredita que a obra será finalizada em meados de fevereiro, mas ainda não tem uma data definida.

Continua depois da publicidade

– Nós dependemos muito do clima para realizar as obras, desde a sustentação até a pintura da ponte -, afirma.

O gerente ainda não sabe se haverá mudanças no orçamento da ponte com as obras de sustentação.

– Provavelmente não, mas nós temos que fazer os cálculos ainda.

A obra está orçada em R$ 426,5 mil.

A passarela fica na altura do Fórum e vai servir para a passagem de pedestres. Foi batizada de Ponte Charlot em homenagem ao advogado e escritor Carlos Adauto Vieira, que usava o nome como um de seus pseudônimos quando escrevia artigos na época da ditadura. Após a conclusão da obra, parte dos carros estacionados no Fórum poderá começar a ser deixado no pátio do Centreventos.