A preocupação das famílias em não se endividarem às vésperas do Natal e a injeção de novos recursos na economia, como o pagamento do 13º salário, permitiram que os consumidores limpassem seu nome e honrassem compromissos, fazendo com que a inadimplência registrasse uma queda de 12,11% em novembro sobre outubro.

Continua depois da publicidade

A avaliação é da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), responsável pelos números divulgados hoje. No entanto, na comparação com novembro do ano passado, houve um aumento da inadimplência de 9,46%. No acumulado de 2011, a elevação é de 5,69%.

Os técnicos da CNDL citaram que a economia está passando por um período de instabilidade devido à crise externa. “Diante deste cenário adverso, consumidores e empresários estavam menos confiantes, o que dificultou o pagamento das dívidas”, argumentaram.

Eles disseram ainda que o encarecimento do crédito no início deste ano, com o aumento da taxa de juros, contribuiu para a elevação do número de registros de inadimplência este ano ante 2010.

Continua depois da publicidade