A inadimplência do consumidor deverá se estabilizar até o início de 2011. É o que aponta o estudo Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, que ficou inalterado em agosto de 2010, mantendo-se no patamar de 94,6.
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Conforme a Serasa, a estabilidade registrada pelo indicador em agosto sinaliza que a inadimplência do consumidor tende a se estabilizar e, neste aspecto, eventuais elevações do nível de inadimplemento dos consumidores não seriam suficientes para reverter a atual trajetória de crescimento do crédito às pessoas físicas.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o bom momento vivido pelo mercado de trabalho (aumento do nível de emprego e crescimento dos rendimentos reais) tem conseguido neutralizar, pelo menos em parte, as pressões sobre os níveis de inadimplência dos consumidores, decorrentes de uma trajetória de expansão do crédito bem superior à massa de rendimentos (capacidade de pagamento). Além disso, conforme a Serasa, o pagamento do 13º salário, que ocorre a partir da segunda metade do 4º trimestre, constitui-se também num elemento de mitigação da inadimplência dos consumidores, pelo menos no curto prazo.
Já o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas recuou 2,4% em agosto de 2010, atingindo o patamar de 91,4, perfazendo o décimo sexto recuo mensal consecutivo. Conforme o estudo, a retomada de um ritmo de crescimento mais acelerado da economia brasileira, após a desaceleração observada durante o segundo trimestre de 2010, aliada à interrupção do aperto monetário (aumento da taxa básica de juros) por parte do Banco Central, vem favorecendo a geração de caixa das empresas e, desta forma, contribuindo para a diminuição de seus níveis de inadimplência.
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