As vendas de carros novos na China subiram 9,3% em janeiro ante o ano anterior, diante da melhora na demanda no período que antecede o feriado do Ano-Novo Lunar, informou a Associação de Fabricantes de Automóveis do país.

Continua depois da publicidade

As vendas de carros novos — sedans, veículos utilitários esportivos e minivans — cresceram para 2,23 milhões de veículos no primeiro mês de 2016. Já as vendas totais de veículos, incluindo caminhões e ônibus, aumentaram 7,7%, para 2,5 milhões.

Leia mais

Atividade industrial na China registra o menor nível em três anos

Economia da China registra o menor crescimento em 25 anos

Continua depois da publicidade

Pequim tem novo recorde de poluição do ar

O mês que antecede o feriado do Ano-Novo Lunar é normalmente a temporada de pico para o mercado de automóvel, uma vez que consumidores chineses costumam gastar com itens caros, como televisores, aparelhos de ar condicionado e automóveis. O Ano-Novo Lunar caiu no início de fevereiro deste ano.

— O crescimento não foi ruim para um mercado que vende mais de 20 milhões de carros por ano — disse Boni Sa, analista da consultoria IHS Automotive.

— Nos próximos meses, estimamos que o crescimento das vendas de carros novos provavelmente será de forma moderada a fraca, uma vez que a situação econômica da China pode prejudicar a confiança do consumidor — observou.

O mercado de automóveis chinês tem se recuperado por causa de programas de incentivo do governo central, que incluem uma redução de 10% do imposto sobre a compra de carros pequenos.

Continua depois da publicidade

A IHS espera um aumento de 6,3% nas novas vendas de carros na China neste ano, com alta de 7,8% nas vendas de carros de passageiros, para 22,76 milhões em 2016.

Leia as últimas notícias de Mundo