Mesmo com o asfalto ruim, desvios e estreitamento de pista, a imprudência é a principal causa dos acidentes ocorridos na BR-480, conhecida como acesso Plínio Arlindo De Nês, que liga Chapecó à BR-282, onde três pessoas morreram no sábado passado.
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Segundo o chefe de Policiamento e Fiscalização da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Chapecó, Eugênio Lorenzon, mais de 80% dos acidentes é causado pela imprudência. Ele citou que dos 258 acidentes registrados em 2012 nos 7,6 quilômetros que estão em obra, apenas dois foram causados por defeito na via e cinco por defeitos mecânicos. Os 251 demais foram por imprudência dos motoristas.
– A pista está ruim, mas a sinalização é boa, com indicação dos desvios 1,5 quilômetro antes – disse o policial rodoviário.
Ele afirmou que a velocidade máxima permitida é de 40 km/hora.
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No entanto, é perceptível que a maioria dos veículos anda em velocidade que ultrapassa o dobro disso. Além disso, muitos motoristas não mantêm uma distância segura em relação ao veículo da frente, o que causa acidentes nos pontos de estreitamento.
Os motoristas que transitam pelo acesso concordam com a avaliação da polícia rodoviária.
– O pessoal não liga o pisca alerta quando para bruscamente – afirmou o empresário Dirceu Dalla Riva, que tem uma revenda de automóveis ao lado da rodovia.
O comerciante Renato Hunhoff, de Pinhalzinho, também reclama dos motoristas.
– O pessoal fecha os outros e anda até na contramão – contou.
Hunhoff considera que o ritmo da obra poderia ser mais acelerado.
Para o motociclista Márcio Gomes Ferreira, o trecho da rodovia é perigoso, pois muitos não obedecem a sinalização.
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Já foram ivestimentos R$ 25 milhões na obra
A duplicação da BR-480 conta com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo do Estado, que está gerindo a obra. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Regional em exercício, Gilberto Tomasi, já foram investidos R$ 25 milhões e mais de 30% do projeto já foram concluído.
A obra iniciou em 2010 e tem prazo de conclusão até julho de 2014. Mas, segundo Tomasi, a expectativa é de finalizar os trabalhos ainda em 2013. Ele afirmou que a fase mais difícil, de desapropriações e escavações, já está em fase de finalização. Estão prontos os pré-moldados dos retornos e boa parte das pistas laterais.