Na hora de fazer o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), uma das dúvidas que surge é qual modelo escolher entra a declaração simplificada e a completa. A boa notícia é que o próprio programa da Receita Federal, baseado nas informações acrescentadas pelo contribuinte, ajuda a decidir qual a melhor opção, como explica o contador Ricardo Bertoldo.

Continua depois da publicidade

No modelo simplificado há um abatimento de 20% sobre a base de cálculo tributável, com limite de R$ 16.754,34, e ele é mais indicado para quem não tem muitas despesas. Já no modelo completo, esse abatimento consiste nas despesas como saúde, educação, dependentes, entre outras. 

Independentemente do modelo escolhido, Bertoldo reforça que é necessário informar todas as fontes de renda recebidas pelos contribuintes e pelos dependentes. Bens como imóveis, automóveis e aplicações financeiras também precisam constar na declaração.

Por padrão, o programa do IRPF vem selecionado com o modelo de declaração completo. Porém, após o contribuinte informar as fontes de renda e despesas, ele pode conferir como vai ficar o pagamento do imposto ou o valor da restituição. É possível comparar com o modelo simplificado, e ver qual o mais vantajoso.

Prazo termina dia 30 de junho

O prazo final para envio da declaração 2020 é 23h59min do dia 30 de junho, na próxima terça-feira. Até as 11h desta sexta-feira (26), foram entregues em Santa Catarina 1.169.754 declarações, de um total esperado de 1.430.000 documentos no Estado. 

Continua depois da publicidade

No Brasil foram entregues 24.647.002 declarações nesse mesmo período. Para este ano são esperados 32 milhões de documentos em todo o país, conforme dados da Receita Federal.