Em meio à pandemia de coronavírus, o cidadão acaba esquecendo de outros assuntos importantes a serem tratados. Um deles é o Imposto de Renda. Até o momento, apenas uma entre quatro pessoas já cumpriram o compromisso com o Leão no país. O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Grande Florianópolis (Sescon GF) está tirando dúvidas em vídeos online até sexta-feira (3), enquanto aguarda pela definição do Governo Federal em adiar ou não o período para a entrega.
Continua depois da publicidade
O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda começou no último dia 2 e vai até as 23h59min59s do dia 30 de abril. A Receita Federal espera receber 1,4 milhão de declarações de IR em Santa Catarina. Cerca de oito milhões de envios já foram registrados pela Receita Federal até esta segunda-feira (30), de um total das 32 milhões de declarações esperadas no Brasil.
> Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2020?
Escritórios de contabilidade em SC demonstram preocupação com a impossibilidade das pessoas em obterem todos os documentos necessários para a declaração, por causa de decreto estadual que estabelece medidas restritivas para manter o isolamento social. Por exemplo, algumas das informações necessárias não são disponibilizadas pelas agências bancárias de forma online.
– Essa resposta (sobre adiar ou não o prazo) é o que todo mundo quer a gente dê o mais breve possível. Nós, entidades contábeis, precisamos que o Governo Federal decida logo e que seja prorrogado porque, por mais que tenhamos acesso a Whatsapp ou e-mail, a conversa com o contribuinte é complicada porque eles não conseguem encaminhar a documentação completa – declarou o presidente do Sescon GF, Darley Grando.
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista com o presidente do Sescon GF, Darley Grando, com Mário Motta:
Tira-dúvidas online para contribuintes
Para orientar quem precisa declarar o imposto de renda, o Sescon GF está fazendo a 17ª edição do projeto Declare Certo, Porém, como não é possível montar o estande no Centro de Florianópolis para o atendimento presencial, as dúvidas estão sendo esclarecidas em um canal de streaming ao longo dessa semana. As lives ocorrem às 10h e às 15h, com duração prevista de uma hora.
As dúvidas podem ser enviadas no chat durante a transmissão no Youtube ou pelo WhatsApp (48) 99952-0359.
Acompanhe o vídeo do Declare Certo Virtual:
O sistema da Receita Federal para receber as declarações funciona 20 horas por dia. Durante a madrugada, entre 1h e 5h, ele fica indisponível. A multa para o contribuinte que fizer a declaração fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.
O programa gerador da declaração do Imposto de Renda no computador está disponível para download. Quem optar pelos tablets ou smartphones, o aplicativo pode ser baixado tanto para o sistema Android como para o iOS.
Continua depois da publicidade