Ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul também é possível durante a declaração do Imposto de Renda 2024. No Estado, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas e, dos 497 municípios gaúchos, 447 relataram problemas relacionados ao temporal.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Com a campanha “Eu Sou Solidário”, as pessoas podem destinar parte do imposto para ajudar projetos que atendem a crianças, adolescentes e idosos. O contribuinte pode destinar até 6% do valor de Imposto Devido para doações aos fundos, com limite de 3% para cada.
Sobe para 147 o número de mortos por enchente no Rio Grande do Sul
Conforme explica reportagem do g1, também é possível doar mesmo que o contribuinte receba a restituição. O valor escolhido para a doação será debitado do total, ou seja, não há custo adicional.
Continua depois da publicidade
A Receita Federal destaca que as doações só podem ser feitas se for preenchido o modelo completo do IR. Não é possível fazer a destinação de imposto se a declaração for preenchida com regime simplificado.
Como fazer
Para doar diretamente pela declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve:
- Preencher todos os dados necessários para a declaração;
- Clicar em “Doações Diretamente na Declaração”;
- Optar pelo tipo de entidade que vai beneficiar, seja voltada para crianças e adolescentes ou para idosos;
- Clicar em “Novo”;
- Optar de vai doar para um fundo de alcance nacional, estadual ou municipal;
- Selecionar a UF a ser beneficiada — neste caso, Rio Grande do Sul;
- Escolher qual o fundo para que a doação será feita;
- Digitar o valor que será doado (o site sinaliza qual o valor máximo para doação, seguindo os limites estabelecidos pela Receita);
- Clicar em “ok” e, ao enviar a declaração do Imposto de Renda, imprimir e pagar um DARF para cada doação.
Restituições serão priorizadas para o RS
Na semana passada, a Receita Federal informou que irá priorizar a restituição do imposto de renda para os contribuintes do Rio Grande do Sul. Com a medida, os declarantes dos municípios atingidos do estado gaúcho que tiverem direito terão suas restituições pagas em junho.
Esta iniciativa tem potencial de beneficiar até 1,6 milhão de restituições, com valor estimado de R$ 1 bilhão. A ação se soma a outras já anunciadas como a prorrogação do prazo de recolhimento de tributos e entrega de declarações, a doação de mais de 70 toneladas de mercadorias apreendidas, além de medidas de facilitação às doações advindas do exterior.
Continua depois da publicidade
Leia também
Imposto de Renda 2024: Receita projeta receber mais de 2 milhões de declarações em SC
Mais de 50 mil catarinenses já entregaram a declaração do Imposto de Renda 2024