A declaração do imposto de renda 2022 pode ser feita até o dia 29 de abril. E apesar do período para prestar contas ter iniciado em 7 de março, menos de um quarto das 1,5 declarações esperadas em Santa Catarina foram realizadas. Dados da Receita Federal divulgados nesta sexta-feira (25) dão conta que apenas 348 mil catarinenses estão em dia com o Leão.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Até esta sexta, foram entregues 348.100 declarações em Santa Catarina. Até o fim do prazo, 1.231.900 catarinenses precisam entregar sua declaração. Ou seja, com pouco mais de um mês para o término do período, menos da metade da população do Estado acertou as contas.
O Brasil segue o mesmo ritmo e, até sexta, apenas 7.765.789 declarações das 34,1 milhões esperadas foram entregues. As restituições começarão a ser pagas no fim de maio e vão até setembro.
De acordo com a Receita Federal, neste ano, o PIX poderá ser usado para recebimento da restituição e pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e o acesso à declaração pré-preenchida será ampliado para diferentes plataformas. Em 2022, será possível, por exemplo, iniciar a declaração no programa instalado no computador, continuar no celular e finalizar na internet.
Continua depois da publicidade
No ano passado, 400 mil declarações desse tipo foram apresentadas em todo o país e, para este ano, a previsão está entre três e quatro milhões.
Leia também
Entenda como o saque no FGTS e as mudanças no ICMS podem afetar os catarinenses
Reajuste no gás de cozinha impacta comércio e famílias: “Usaria dinheiro para comprar leite”
Brasil pode substituir 1 bilhão de litros de diesel com uso de biometano, diz governo