A nova novela da faixa das 21 horas da Globo, que estreia nesta segunda-feira, gira em torno da trajetória de José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero), dono de uma famosa rede de joalherias, a Império – que dá o nome a trama. Segundo o autor Aguinaldo Silva, trata-se de um novelão, que segue todos os preceitos de um folhetim.
Continua depois da publicidade
– É uma história que vai se desenrolando no passar dos dias e dos capítulos. O folhetim privilegia sempre as tramas e para cumprir a missão dele, que é de prender o telespectador durante meses à espera do próximo capítulo, tem que ter tramas. É nisso que ele tem que se basear. Um novelão tem que ter histórias que se desenrolam, uma progressão coerente, que vai levar os personagens aos lugares que eles almejam. Esse é um folhetim – explica o dramaturgo.
Para esta novela, Aguinaldo conta que quis escrever sobre uma família desunida por causa do dinheiro.
– O patriarca criou um império à custa de diamantes, que nem sempre foram legalmente obtidos, mas hoje ele tem uma grande empresa internacional, com lojas no mundo inteiro. Ele tem três filhos, que sabem que um dia um deles vai ser o escolhido para ocupar o trono deste império. Isso provoca uma permanente tensão nessa família e uma desunião. Cada um vê o outro como um rival, um concorrente. A novela fala sobre paternidade e poder.
A direção de núcleo de Império ficou a cargo de Rogério Gomes, que afirma que o folhetim é uma novela sem medo de ser novela.
Continua depois da publicidade
– Tem todos os principais ingredientes de um folhetim clássico: os amores proibidos, os vilões, o suspense, os ganchos – diz Gomes.
Primeira fase
Império terá duas fases, sendo que a primera irá se desenrolar nos três primeiros capítulos, ambientados em 1989. O jovem José Alfredo, então interpretado por Chay Suede, parte do nordeste para morar na casa do irmão, Evaldo (Thiago Martins), em Santa Teresa, no Rio. Ele acaba se apaixonando pela própria cunhada, Eliane (Vanessa Giácomo) e os dois decidem fugir. Para tentar amenizar o sofrimento de Evaldo, eles resolvem cada um escrever um bilhete pedindo perdão e contando o que aconteceu. Porém, Eliane, que está grávida, é aconselhada pela irmã Cora (Marjorie Estiano) a desistir do plano.
Cora vai ao encontro de José Alfredo e diz que Eliane desistiu de fugir com ele. Desesperado, ele diz que vai voltar para convencê-la, mas é surpreendido quando Cora afirma que ela está esperando um filho. Mas não seu, e sim de seu irmão Evaldo, o que o arrasa.
Sem rumo, sem dinheiro, sem família e sem o seu amor, José Alfredo decide sumir pelo mundo sem deixar vestígios. Contudo, na rodoviária, ele conhece Sebastião (Reginaldo Faria), que lhe oferece um trabalho no garimpo em Monte Roraima para transportar pedras preciosas de forma irregular para a Europa.
Continua depois da publicidade
Segunda fase
Já na segunda parte de Império, José Alfredo – agora interpretado por Alexandre Nero – é casado com a aristocrata Maria Marta Mendonça e Albuquerque (Adriana Birolli/Lilia Cabral), pai de três filhos e dono da rede de joalherias que dá nome a novela. Ele mantém um caso com Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), que o ama de verdade. Porém, Cristina (Leandra Leal) irá aparecer e alegar que pode ser sua filha.
Ainda na segunda fase, Império irá bater o recorde de personagens gays na teledramaturgia da Globo.
Confira a ficha dos principais personagens
José Alfredo de Medeiros (Chay Suede/Alexandre Nero) – Homem de origem humilde. Atualmente é dono da rede de joalherias Império e se tornou um milionário.
Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque (Adriana Birolli/Lilia Cabral) – É de uma família aristocrata. Perdeu tudo, menos a pompa. É casada com José Alfredo, mas vive uma espécie de exílio devido à relação desgastada.
José Pedro (Caio Blat) – É o filho mais velho e preferido da mãe para cuidar dos negócios do pai no futuro.
Continua depois da publicidade
Maria Clara (Andreia Horta) – A filha do meio. É a preferida do Comendador para substituí-lo à frente dos negócios. É uma designer de joias renomada.
João Lucas (Daniel Rocha de Azevedo) – O filho mais novo e tido como rebelde sem causa.
Cristina (Leandra Leal) – Filha de Eliane e Evaldo. Ou de Eliane com José Alfredo. Nascida numa família de trabalhadores, ela leva uma vida humilde, mas nunca se abate.
Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli) – Casada com Evaldo, vive uma história de amor com o irmão dele, José Alfredo, que veio tentar a vida no Rio e foi morar com o casal.
Cora (Marjorie Estiano/Drica Moraes) – É uma grande megera da trama. Maledicente, fofoqueira e – quando encontra pela frente alguém mais fraco como é o caso de Eliane – manipuladora.
Continua depois da publicidade
Tuane (Nanda Costa) – Engravidou aos 16 anos. Quando teve o bebê, tratou de entregá-lo ao pai Elivaldo (Rafael Losso) e sumiu no mundo. Agora volta, dez anos depois, querendo a criança de volta.
Reginaldo (Flávio Galvão) – Casado com Tuane, Reginaldo não diz quase nada, a não ser que “é homem de falar pouco”.
Josué (Alejandro Claveaux/ Roberto Birindelli) – Homem de confiança do Comendador. Sabe de todos os negócios escussos de seu patrão.
Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) – Vive dividida entre a fidelidade à família de aproveitadores e o amor sincero que sente pelo Comendador.
Continua depois da publicidade
Magnólia (Zezé Polessa) – Interesseira e aproveitadora. Suas maquinações, todas destinadas a explorar a filha.
Severo (Tato Gabus Mendes) – Pai de Maria Isis. Será cúmplice fiel nas armações mais absurdas da Magnólia.
Téo Pereira (Paulo Betti) – Badalado colunista social da cidade. Colega de escola de Cláudio Bolgari, ele vai fazer de tudo para desvendar o segredo do cerimonialista. Este personagem é inspirado no colunista Leo Dias.
Cláudio Bolgari (José Mayer) – Cerimonialista famoso. Casado e feliz com Beatriz e pai de dois filhos, Cláudio tem um lado secreto em sua vida.
Continua depois da publicidade
Leonardo de Sousa (Klebber Toledo) – Sonha em ser ator. Terá um caso com Cláudio Bolgari.
Participações da primeira fase:
Evaldo (Thiago Martins) – Irmão de José Alfredo e marido de Eliane. Homem simples,
quase rude, trabalhador e muito sério.
Sebastião Feliciano (Reginaldo Faria) – O aventureiro que resgata José Alfredo do desespero.
Bigode (Ed Oliveira) – É o chefe e explorador dos garimpeiros que atuam clandestinamente lá no Monte Roraima.
Maria Joaquina (Regina Duarte) – Portuguesa que mora na suíça, onde comanda uma empresa especializada na compra de diamantes.