O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis em Santa Catarina (Abih-SC), João Eduardo Amaral Moritz, considera que a possível não realização dos desfiles de escolas de samba em Florianópolis não deve afetar o setor de hotelaria. De acordo com ele, os turistas que vem se hospedar na Capital eventualmente aproveitam o evento, mas não vem especificamente para assistir aos desfiles.

Continua depois da publicidade

– O carnaval é uma festa da comunidade do município. Para a hotelaria não traz praticamente problema nenhum – considerou.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Tarcísio Schmitt, tem a mesma avaliação. Segundo ele, raramente alguém vem para Florianópolis exclusivamente para os desfiles das escolas de samba:

– Vai prejudicar a população local, por é um evento tradicionalíssimo. É profundamente lamentárvel.

Continua depois da publicidade

A realização dos desfiles em Florianópolis pode estar comprometida por falta de repasses da prefeitura. A atual gestão da Capital disse que só pagaria metade das verbas prometidas às escolas, com o compromisso do prefeito eleito, Cesar Souza Junior (PSD), de repassar o restante. Mas o pessedista disse que não pode garantir o dinheiro para realização dos desfiles.