O Hospital Santo Antônio, em Blumenau, divulgou uma nota na tarde desta quarta-feira (30) sobre as cirurgias eletivas pediátricas. No documento a unidade informa que a partir de fevereiro limitará a quantidade de procedimentos a 12 mensais.

Continua depois da publicidade

O número representa o total estipulado por meio do contrato junto ao Governo do Estado. Entretanto, o hospital afirma que chega a fazer 24 cirurgias eletivas em crianças por mês. O motivo, segundo a unidade, é a falta de pagamento dos procedimentos feitos além do previsto em contrato.

Nesta terça-feira houve uma reunião com parlamentares do Estado, médicos e a direção do hospital para tratar do assunto. O objetivo é tentar uma reunião com o secretário de Estado de Saúde, Helton de Souza Zeferino, para tentar solucionar o impasse.

Por meio da nota, o Hospital Santo Antônio garantiu que todos os procedimentos já agendados para fevereiro serão feitos.

Embora a situação envolva o hospital e o governo estadual, o secretário municipal de Saúde, Marco Bramorski, acompanha a situação. De acordo com ele, o "extra teto", como é chamado o valor excedente do contrato, não é exclusivo da pediatria. Esse seria um problema também no setor de oncologia.

Continua depois da publicidade

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde e aguarda uma posição oficial sobre o assunto.