Um impasse envolvendo a Prefeitura e a empresa vencedora da licitação atrasou o início do recapeamento de 15 ruas em Joinville. As obras deveriam ter começado em 14 de janeiro, mas ainda não saíram do papel e não há previsão quando devem iniciar. As vias fazem parte do pacote de 213 ruas que receberão melhorias por meio do financiamento de R$ 61,1 milhões assinado pelo município com o Banco do Brasil.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura dividiu o conjunto de ruas em editais diferentes. Já foram publicadas seis licitações – somando 47 ruas – e em três delas já houve a homologação da empresa vencedora. O impasse acontece em dois desses editais, que já foram assinados pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e receberam a ordem de serviço em dezembro. Eles incluem ruas dos bairros Floresta e Vila Nova.
As duas licitações tiveram uma mesma empresa vencedora que cobra da Prefeitura um reequilíbrio econômico-financeiro do contrato para depois começar as obras. Segundo o secretário Romualdo França, desde a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço não houve nada que justifique a demanda da empresa.
— Isso pode se configurar como uma fraude ao processo licitatório. Ou seja, eu (empresa) dou um desconto acima do que o mercado dá e depois vou buscar uma forma de fazer o meu preço aumentar em detrimento do prejuízo dos outros que participaram da licitação — explica.
Prefeitura estuda como resolver problema
França ainda afirma que não há como dar qualquer reequilíbrio aos contratos, sob o risco da Prefeitura ser acionada judicialmente por conluio ou outro crime dessa natureza. A Seinfra realizou as notificações necessárias para a empresa, que ainda não começou as obras.
Continua depois da publicidade
Diante disso, os contratos foram devolvidos para a Secretaria de Administração e Planejamento checar com a Procuradoria-geral do município quais são as próximas ações a serem tomadas. Enquanto isso, a Seinfra aguarda a conclusão dos outros três editas publicados. Eles incluem três ruas do Bom Retiro, uma no Nova Brasília e outras 17 na zona Norte.
Um quarto edital já teve empresa homologada, mas ainda não chegou à secretaria para assinatura do contrato. Essa licitação envolve 14 ruas da região Central, como a Dona Francisca, Benjamin Constant e Otto Boehm.
Moradores aguardam pelas obras
Enquanto o impasse entre a Prefeitura e a empresa vencedora, os moradores e comerciantes das ruas incluídas nos primeiros editais ainda aguardam pelo recapeamento. A contadora Heloise Greipel, 43 anos, trabalha há dois anos na rua Botafogo, no bairro Floresta. Ela passa todos os dias pelo local, que tem alguns buracos grandes e profundos ao longo da via.
A rua está presente em um dos editais envolvidos no impasse e que deveria ter começado a receber obras no mês passado. Segundo Heloise, a operação tapa-buracos já não consegue mais resolver o problema na via. Ela conta que na última vez a equipe fechou apenas metade e deixou o restante aberto.
Continua depois da publicidade
— Não adianta mais fechar porque com o passar do tempo eles vão aumentando. O recapeamento seria ótimo para nós que trabalhamos aqui — garante.
Outro edital que já tem uma empresa vencedora, mas ainda não teve o contrato assinado envolve ruas como a Benjamin Constant. O desgaste do asfalto e os "remendos" das operações de tapa-buracos são evidentes na via, principalmente no trecho próximo do cruzamento com a rua Blumenau.
O aposentado Dagoberto Schmidlin, 69 anos, mora em uma lateral da via e passa constantemente pelo local de carro. Segundo ele, é necessário sempre estar atendo para desviar dos buracos.
— Foi feito o asfalto em cima do paralelepípedo, o que vai desgastando com o tempo e abrindo os buracos. O que precisa agora é de recapeamento porque é a melhor solução para a nossa rua — defende.
Continua depois da publicidade
Ruas dos editais com impasse
Rua Alfredo Wagner
Rua Bernardo Stamm
Rua Botafogo
Rua das Purpuratas
Rua Ewaldo Eichholz
Rua Guarani
Rua João Miers
Rua Márcio Luckow
Rua Maria de Lurdes Bachtold
Rua Porto Rico
Rua República do Peru
Rua Sebastião Jonck
Rua Waldemar Hesse
Rua Waldemar Kruger
Rua Wenceslau Bras
Rua dos editais já publicados
Rua Almirante Tamandaré
Rua Aracaju
Rua Araranguá
Rua Armando Salles
Rua Assis Brasil
Rua Benjamin Constant
Rua Cabral
Rua D. João VI
Rua Desembargador Fontes
Rua Dona Francisca
Rua dos Capuchinos
Rua Germano Stein
Rua Indaial
Rua Irmãs Lauer
Rua Ismael Carlos Correia
Rua Itaiópolis
Rua Itajubá
Rua Ituporanga
Rua Jaraguá
Rua Joaçaba
Rua José do Patrocínio
Rua Julio Prestes
Rua Matinhos
Rua Nova Trento
Rua Otto Boehm
Rua Ouro Verde
Rua Presidente Castelo Branco
Rua Presidente Costa e Silva
Rua Quintino Bocaiúva
Rua Reinaldo Schneider
Rua Rezende
Rua Taió