Aos 41 minutos do segundo tempo, Cristiano Ronaldo voa para executar um voleio e fechar a goleada de 5 a 1 sobre a Polônia, no Estádio do Dragão, no Porto. Foi o segundo gol do atacante de 39 anos na partida de sexta-feira pela Liga das Nações. Um lance acrobático que prova que o atacante se encontra em um dos principais momentos na carreira. 

Continua depois da publicidade

Imparável, CR7 chegou aos 910 gols e se aproxima da marca de 1000 (veja números abaixo). Embora ele admita o objetivo, prefere adotar a cautela pela meta enquanto desfruta seus últimos anos no futebol.

– Isso dos 1000 gols não me importa para nada. Querer é normal, mas não penso nisso – disse no Estádio do Dragão, em entrevista publicada pela A Bola. 

Mas a verdade é que Cristiano Ronaldo está motivado. Ao contrário dos jogadores que solicitam eventualmente dispensa das seleções, ele se inspira ainda mais ao disputar cada partida por Portugal. Tem o objetivo de deixar boas lembranças aos torcedores lusitanos. 

Continua depois da publicidade

– Planejo a minha retirada e vai acontecer daqui a um ano ou dois anos. É aproveitar o momento e o futebol. É preciso ir para o treino e para o jogo motivado. Quando não sentir isso vou dar dizer que já não dá para mim – afirma.

Os números de CR7

Portugal 217 jogos – 135 gols – 37 assistências
Al-Nassr: 85 jogos – 74 gols – 18 assistências
Manchester United: 346 jogos – 145 gols – 57 assistências
Juventus: 134 jogos – 101 gols – 20 assistências
Real Madrid: 438 jogos – 450 gols – 120 assistências
Sporting: 31 jogos – 5 gols – 4 assistências 

Enquanto isso, continua quebrando recordes. Ronaldo já era o maior artilheiro da história de qualquer seleção, com 135 gols. Com o triunfo, ele se tornou o jogador com mais vitórias na história do futebol internacional. O atacante ultrapassou o espanhol Sergio Ramos e chegou a 132 triunfos com camisas nacionais.

Cristiano Ronaldo marca duas vezes contra a Polônia e chega a 910 gols na carreira (Federação Portuguesa de Futebol/Divulgação)

Embora o placar elástico, a partida contra a Polônia (sem Lewandowski) foi equilibrada e terminou sem gols no primeiro tempo. Portugal somente deslanchou na segunda etapa. Rafael Leão abriu o marcador de peixinho aos 13 minutos e abriu o caminho para o passeio que viria. 

Continua depois da publicidade

E então começou o show de CR7. Aos 25, cobrou penalidade no meio do gol, em batida fraca e colocada, e venceu o goleiro adversário Bulka. Bruno Fernandes ampliou aos 35 em um belo chute de fora da área, enquanto Pedro Neto recebeu assistência de Ronaldo para marcar aos 37. 

Aos 41, Cristiano Ronaldo fez valer a partida para os torcedores presentes. Saltou como se fosse um garoto no futebol e aplicou um voleio certeiro. Nem mesmo o gol de Marczuk no finalzinho ofuscou o feito do camisa 7.

– Foi bonito, mas tenho de rever e avaliar o grau de dificuldade. Estou feliz, foi um gol difícil. E estava um pouco indeciso no pênalti, tinha falhado num jogo recente – admite.

Com a vitória, Portugal garantiu a classificação para a próxima fase da Liga das Nações, e em primeiro lugar do grupo. Já a Polônia acabou desclassificada. 

Continua depois da publicidade

O próximo confronto da seleção lusa será contra a Croácia, na última rodada, que tem sete. E vale lembrar: faltam 90 gols para CR7 chegar aos 1000. 

– Vou fazer 40 anos, é ir com calma e aproveitar. E o que mais gosto é jogar pela seleção – completa.