– Inovação é uma questão de prioridade.

A frase é de Fernandes Nardelli, controller da Royal Ciclo, maior fabricante de componentes para bicicletas na América Latina. Com sede em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, a empresa catarinense encara a tecnologia como um mantra e hoje colhe os frutos do aporte financeiro concedido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio do programa BRDE Inova.

Continua depois da publicidade

Decisivo em um momento de alta competitividade internacional, o investimento da instituição financeira veio reforçar uma célula de produção da joint venture, criada em 2005 a partir da união da maior fabricante mundial de selins, a italiana Selle Royal, e a gigante em fabricação de pedais, a catarinense Metal Ciclo.

Continua depois da publicidade

Ampliando processos de automação e reduzindo custos, o incremento do BRDE viabilizou o projeto de pedivela monobloco, peça responsável por transmitir a força do ciclista até a bicicleta, que antes era 100% importada. Com isso, a Royal Ciclo se consolida como a única fabricante desse tipo de componente no país.

– A importância em ter o BRDE como parceiro de negócios é estratégica no sentido de poder oferecer recursos de investimento voltado à inovação e a um custo relativamente baixo, em um projeto que já tínhamos e precisávamos otimizá-lo – explica Nardelli.

Apesar da projeção regional da fábrica de Santa Catarina, o desafio ainda é fazer frente à concorrência da Ásia, sobretudo a China, que detém o título de maior produtora no segmento. Por isso, a necessidade constante de inovação, que deve ser aplicada em todas as fases, da criação à logística, passando pela automação.

Nesse sentido, linhas de crédito como a do programa BRDE Inova são essenciais para projetos a longo prazo a juros competitivos e cotação abaixo do mercado. Medidas que oportunizam o mercado nacional lá fora, conclui Fernandes Nardelli, da Royal Ciclo:

Continua depois da publicidade

– Para atender nosso mercado, que vive em mudança, buscamos nos atualizar. Hoje a bicicleta não serve apenas para se deslocar, mas também para lazer e saúde. Então, inovação é fundamental para que possamos permanecer líderes e uma referência no mercado.

Conteúdo patrocinado pelo BRDE e produzido pelo Estúdio de Projetos Especiais & Brands