A esquina da rua São Paulo com a Botafogo, no bairro Floresta, já foi um local mais agradável de se olhar e transitar. Hoje, os moradores que costumam passar pelo local se deparam com um prédio que foi cedido à Prefeitura no ano passado em situação de completo descaso. O morador Manoel José Farias, que circula pelo endereço diariamente, lamenta a situação do imóvel.

Continua depois da publicidade

– É triste passar todos os dias pelo imóvel, bem localizado e cedido pela União para a Prefeitura, num total abandono. Imóvel que poderia facilmente abrigar um centro de educação infantil, um ambulatório médico ou até uma subprefeitura -, observa, indignado.

Manoel tem razão. O cenário não é agradável. O tapume está caído ao chão na rua São Paulo em cima de vidros quebrados, que antes correspondiam à vitrine de uma antiga loja que funcionava no local. O chão sujo pelo lixo também tem poças em decorrência da infiltração, que já consumiu parte do concreto da laje.

Os sinais de abandono, ao que tudo indica, já atraíram usuários de drogas, pois havia um colchão, em uma espécie de quartinho, e um lençol na parte térrea do prédio.

Segundo a secretária de Assistência Social, Tânia Maria Eberhardt, o prédio vai abrigar um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, do Programa Porto Seguro.

Continua depois da publicidade

– A gestão passada encomendou um projeto de reforma à Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), e nós pedimos na semana passada para a Defesa Civil fazer uma limpeza naquele prédio -, conta.

O QUE É CENTRO POP

O Centro POP é um programa de proteção social especial de média complexidade. É destinado a moradores de rua, que ali podem tomar banho, lavar suas roupas, fazer oficinas, lanches e terem aulas de alfabetização.