Um prédio de quatro andares que estava sendo construído desabou em Canasvieiras, em Florianópolis, por volta das 10h50min desta terça-feira (11). A edificação está localizada na rua dos Eucaliptos.

Continua depois da publicidade

O helicóptero Arcanjo foi acionado, mas não há registro vítimas. Quatro operários que trabalhavam na obra saíram ilesos. Funcionários teriam relatado aos Bombeiros que ouviram um estalo e tiveram tempo de sair correndo antes que a estrutura cedesse.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área ao redor precisou ser evacuada e isolada. Parte da estrutura ficou inclinada e corre risco de desabar sobre uma pousada e um estabelecimento comercial.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, as pessoas que ficaram desalojadas devem ir para a casa de amigos e parentes.

— Fazendo a primeira etapa do desmonte, que é o mais complicado, amanhã ou mais tardar na quinta-feira elas já poderão retornar — explica.

Continua depois da publicidade

Os imóveis localizados do outro lado da rua não precisaram ser desocupados, pois não correm risco, conforme Machado.

A construção pré-moldada terá de ser desmontada por completo. Por essa razão, levará alguns dias até que toda a estrutura seja retirada.

Hóspedes e moradores saíram às pressas

A área ao redor da edificação está em situação de risco, segundo o Corpo de Bombeiros. Um prédio de oito andares, localizado ao lado da construção comprometida, também precisou ser evacuado no início da tarde desta terça. Vinte moradores do residencial tiveram de sair do imóvel.

Assim que a estrutura cedeu, no fim da manhã, os imóveis ao lado tiveram de ser isolados.

— Tivemos muita sorte que não pendeu para o lado da pousada. Mas tem uma parte da estrutura lá que a tendência é que penda — preocupa-se Jorge Amado, 65 anos, proprietário de uma pousada e um minimercado que ficam ao lado e foram evacuados.

Continua depois da publicidade

O morador Raphael Carravetta, 28 anos, testemunhou o desabamento.

— Por volta das 10 para as 11, rolou dois estalos bem fortes e quando olhei a estrutura estava despencando para o centro da obra. Fiquei sabendo que tinha quatro operários no local, por sorte conseguiram sair.

Há um ano a obra está sendo construída no local, de acordo com Rafael.

— Eles estão usando, inclusive, uma bate-estaca, que já gerou bastante reclamações e problemas com os moradores ao redor, inclusive rachando alguns muros e paredes de propriedades — relatou.

O engenheiro Carlos Arnaldo, que mora nas proximidades, assessorou voluntariamente os Bombeiros e avaliou que o risco de queda é iminente. 

— As edificações da esquerda, da direita e dos fundos foram evacuadas — garantiu o tenente-coronel Losso, do Corpo de Bombeiros.

Continua depois da publicidade

Hóspede da pousada, Bruna de Oliveira, 25 anos, correu com a filha nos braços ao ouvir o barulho.

— Acordei com o chão tremendo, peguei minha filha e saí correndo.

Confira a entrevista com as pessoas que estavam dentro dos imóveis que tiveram de ser evacuados.