Vinte e dois imigrantes, a maioria da Somália, que fugiram dos Estados Unidos em plena tempestade de neve e sob um frio polar, chegaram no fim de semana ao Canadá, onde pediram asilo, anunciou a Polícia nesta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Todos cruzaram a pé a fronteira próxima ao povoado de Emerson, 120 km ao sul de Winnipeg (Manitoba, centro), após várias horas de caminhada na neve.
Eles se aventuraram neste périplo até o Canadá depois que o presidente americano, Donald Trump, proibiu temporariamente a entrada no país de pessoas procedentes de sete países de maioria muçulmana (Iraque, Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen) e de todos os refugiados.
A aplicação do decreto foi suspensa pela Justiça americana e a Casa Branca apelou da sentença. Uma corte federal de apelações examinará o recurso nesta terça-feira por volta das 21h00 de Brasília.
Os imigrantes foram recolhidos pela polícia federal canadense e alojados por algumas horas na sala municipal de Emerson antes de darem entrada aos trâmites de pedido de refúgio político.
Continua depois da publicidade
* AFP