Vinho faz bem à saúde, todo mundo sabe. Mas se essa já é uma boa desculpa para consumir a bebida, existe também mais uma. O vinho também pode ajudar a rejuvenescer, a relaxar e a hidratar. Por isso, não é à toa que os tratamentos à base de uvas e vinhos viram moda nessa época do ano. Os spas e centros de estética oferecem de tudo: há creme, óleo, sabonete, banho e dezenas de outros tipos. Agora, a novidade da vez segue a linha da vinhoterapia: é o banho de uva morada.

Continua depois da publicidade

O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort (www.pontadosganchos.com.br), em Governador Celso Ramos, é um dos únicos que oferecem o tratamento, mas só para quem é hóspede pode desfrutá-lo. Os banhos são feitos sem sair de dentro do bangalô – todos os 25 possuem uma jacuzzi, que acaba virando um spa particular.

O banho de uva morada é feito de um concentrado de uvas roxas, cujo alto nível de polifenóis na polpa e na semente são aproveitados em toda a sua essência. Segundo a responsável pelo spa do hotel, a terapeuta Fernanda Spessatto, a formulação do produto – feito pela Germaine de Capuccini, uma empresa espanhola de tratamentos cosmetológicos – utiliza ativos puros e in natura da uva, sem que sofram oxidação durante o uso.

– É um banho cosmecêutico, profissional, diferente de uma vinhoterapia comum. Ele concentra esses polifenóis, agindo na parte mais profunda da pele, o que garante, de fato, um resultado.

A dermatologista Débora Cadore, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica a uva ajuda a retardar o processo de envelhecimento da pele. Além disso, é capaz de remover as células mortas e estimular as fibras de colágeno e elastina, para que a pele se mantenha firme, hidratada e luminosa por mais tempo.

Continua depois da publicidade

Os efeitos podem ser obtidos já no primeiro contato com o tratamento, seja qual deles foi o escolhido – banho, creme, ou óleo. Para escolher o melhor técnica, procure ajuda profissional: nem todas costumam ter o mesmo efeito em cada pessoa.

Relaxamento

“Pele macia, cheirinho de uva e um relaxamento gigantesco. Essas foram as sensações que o banho de uva morada me trouxeram. Além do lugar, o Ponta dos Ganchos Resort, ser incrivelmente belo, tivemos a sorte de pegar um pôr do sol digno de revista. Tudo para facilitar algo que para mim já parecia coisa de princesa. Eu, que sempre gostei de usar hidratantes para ter a sensação de suavidade no corpo, posso garantir que, com o banho, isso se intensificou. E, se por acaso, já passou na cabeça de alguém experimentar – literalmente – essa água cor de vinho, na esperança que seja saborosa como uva, nem perca seu tempo: eu provei e não tem gosto de nada. Afinal, é cosmético, né?”

Depoimento de Karin Barros, assistente de redação do Diário Catarinense

Tratamento

O banho costuma ser de 20 minutos, se a água estiver aquecida. Após, a pessoa recebe uma massagem relaxante para dar continuidade ao tratamento. Ela não é imprescindível, mas ajuda a estimular a circulação e a fazer com que a uva penetre melhor na pele.

Benefícios

– A pele se mantém mais jovem e elástica

– Combate o envelhecimento cutâneo

– Neutraliza os efeitos dos radicais livres

– Oferece luminosidade e vitalidade à pele

– Tonifica

– Hidrata

– Alivia tensões

– Desperta os sentidos