A cidade mais alemã do Brasil irá oferecer, a partir desta quarta-feira (11), uma verdadeira imersão literária para quem estiver interessado em ver de perto autores de best sellers e espetáculos artísticos gratuitos. Neste ano, o Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) terá mais de 70 atrações para todas as idades, com exposições, apresentações de música e teatro, debates, oficinas, livraria e uma homenagem a Franz Kafka, um dos mais influentes autores do século 20.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O evento, que conecta a produção literária nacional à de expressão alemã, preparou uma programação até domingo (15), com atividades para os visitantes durante cinco dias no Centro Cultural de Pomerode. Apesar de ser gratuito, o público deve reservar os ingressos de forma antecipada pelo site do festival, já que os assentos são limitados.
A cerimônia de abertura ocorre nesta quarta, com um espetáculo do Coral SCAR e da Orquestra Jovem da SCAR, às 19h, no Teatro Municipal. Desde cedo, porém, já haverá programação no local, a partir das 8h. Entre as atrações ao longo do dia, estão contações de histórias e duas sessões de uma minioficina sobre Franz Kafka. O evento encerra somente às 21h.
Na quinta (12) e na sexta-feira (13) o evento também abre as portas às 8h e fecha apenas às 21h. No sábado (14) o público pode prestigiar o festival entre 9h30min e 22h, enquanto no domingo — último dia de Flipomerode 2024 — o local oferece atividades das 9h30min às 21h. Confira a programação completa aqui ou veja a lista ao fim da matéria.
Continua depois da publicidade
Relembre como foi o Flipomerode 2023
Casa Kafka
A Casa Kafka é uma das atrações que propõe um mergulho no mundo kafkiano, autor homenageado na edição deste ano do Flipomerode. A visitação inclui representações do escritor na mesa de trabalho e de uma das mais íntimas correspondentes dele: a escritora Milena Jesenská. No interior do espaço, será possível entrar no quarto do personagem Gregor Samsa, do clássico “A Metamorfose”, com direito a uma barata de 1,5 metro de comprimento sobre a cama.
As artistas plásticas Sandra Simioni e Lara Simioni Andrade Alves são as responsáveis pela elaboração da Casa Kafka, que funciona sem a necessidade de reserva prévia durante todo o horário de atividades do Flipomerode.
Exposições
Ainda na temática do homenageado, que completa 100 anos de falecimento em 2024, o Flipomerode apresenta duas exposições. A primeira é “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses”, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Austríaco e Embaixada da Áustria.
Continua depois da publicidade
A segunda é “Komplett Kafka”, criada pelo Goethe-Institut. São cartazes em que o premiado cartunista austríaco Nicolas Mahler ilustra vida e obra do personagem de forma espirituosa.
Não é preciso reservar ingresso para visitar as exposições, que funcionam no período de atividades do Flipomerode.
Atrações internacionais
Dois escritores alemães com publicações conhecidas em diversos países virão ao Brasil pela primeira vez para participar do Flipomerode.
A ilustradora e autora de livros infantis alemã Susanne Strasser, que já vendeu mais de 165 mil cópias no Brasil, é a atração principal da noite de quinta-feira. Ela assina obras queridas pelas famílias brasileiras, como “Posso Ficar no Meio?”, “A Raposa Vai de Carro” e “Baleia na Banheira”.
Continua depois da publicidade
Reiner Stach, biógrafo alemão de Franz Kafka, trabalhou por mais de uma década em milhares de páginas de diários, correspondências e fragmentos literários para reconstituir, em três volumes, a vida e produção artística do escritor tcheco. A palestra de Stach será no domingo, às 16h.
Autores brasileiros
Painéis no sábado reunirão seis autores brasileiros contemporâneos conhecidos do público, com obras premiadas e que atraíram a atenção de milhares de leitores. Às 16h, os escritores Aline Bei, Estrela Ruiz Leminski e Ricardo Aleixo falarão sobre as diferentes linguagens da arte literária.
Às 19h, Bernardo Carvalho, Natalia Timerman e Joca Reiners Terron conversarão sobre o lugar do gênero “Romance” na literatura atual.
Nomes consagrados da literatura brasileira são confirmados no festival de Pomerode
Autores catarinenses
A programação do Flipomerode 2024 traz 18 nomes de escritores, professores e contadores de histórias nascidos em Santa Catarina ou radicados no Estado. Eles vão debater, mediar painéis, contar histórias e lançar livros durante o evento.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques da programação está o painel “Formas de voltar pra casa: escrituras catarinas”, no domingo, às 14h. Nele, autores do Estado refletirão sobre processos criativos, obras e suas relações com o território. No mesmo dia, às 17h30min, três poetas catarinenses falarão sobre: “Vertigem: prosa & poesia catarina”.
Livraria e editoras
A livraria oficial do Flipomerode 2024 é a Refopajoli, que terá à venda títulos dos autores convidados e também obras variadas. Além da livraria, o festival vai abrir espaço para 10 editoras independentes apresentarem suas obras ao público. Ambas as atrações funcionam durante o período de atividades do festival.
Espetáculos
Além do espetáculo de abertura, a agenda do Flipomerode 2024 conta com apresentações de teatro de bonecos das companhias Trip Teatro, de Rio do Sul, e Essaé, de Joinville. Serão, ao todo, seis sessões.
No sábado, às 21h, a performance “Kafkianas” vai mergulhar nas imagens mentais da literatura de Franz Kafka com experiências sensoriais, debates sobre texto e sobre o papel do editor.
Continua depois da publicidade
No domingo, às 19h30min, a escritora, cantora e compositora Estrela Ruiz Leminski fará o show de encerramento do festival, ao lado do marido, Téo Ruiz.
Contações de histórias
Ao todo, o Flipomerode terá mais de 30 contações de histórias, algumas delas bilíngues, com a participação de Gelson Bini (Palhoça), Leticia Liesenfeld (São Paulo), Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre), Susanne Gattaz (São Paulo) e Didiê Kinsey (Balneário Camboriú).
Escolas que fizeram inscrição prévia poderão participar levando as turmas para acompanhar as apresentações.
Confira a programação completa de cada dia
Quarta-feira (11)
- 8h: Início das atividades e da livraria oficial do evento.
- 8h30min: Contação de histórias: “Posso ficar no meio e outras histórias acumuladas”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), no Teatro Municipal de Pomerode. O espetáculo traz em seu repertório os contos rítmicos, acumulativos ou de encadeadas da escritora e ilustradora alemã Susanne Strasser (autora confirmada no Flipomerode 2024) e outros autores consagrados da literatura infantil universal. Através da leitura em movimento cênico, o mediador de leitura e contador de histórias Gelson Bini convida e sugere ideias de brincar com a leitura na tenra infância. Indicação: a partir de 5 anos.
- 9h: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Branca de Neve/Schneewittchen”, com AnnaLena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Um dos contos de fadas mais conhecidos dos Irmãos Grimm: a história retrata, por um lado, a bela e ingênua Branca de Neve e, por outro, a madrasta ciumenta e obcecada com a ideia de querer ser a mais bonita do reino. Indicação: a partir de 5 anos.
- 9h30min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Sala Cineclube. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 10h: Minioficina: “Nosso Kafka”, com alunos de Letras/ Alemão da UFPR, na Sala das Oficinas. Um breve passeio pela vida e obra do autor homenageado do Flipomerode. Apoio: DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Duração: 40min a 60min. Indicação: a partir de 14 anos.
- 14h: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Rumpelstilzchen – Rumpelstiltzkin”, com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/ RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Mais uma clássica história infantil dos Irmãos Grimm. Uma jovem é prometida a um rei, mas enfrenta um desafio impossível: transformar palha em ouro. Um misterioso duende oferece sua ajuda, mas exige um preço muito alto. Indicação: a partir de 5 anos.
- 14h30min: Contação de histórias: “Posso ficar no meio e outras histórias acumuladas”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), no Teatro Municipal de Pomerode. O espetáculo traz em seu repertório os contos rítmicos, acumulativos ou de encadeadas da escritora e ilustradora alemã Susanne Strasser (autora confirmada no Flipomerode 2024) e outros autores consagrados da literatura infantil universal. Através da leitura em movimento cênico, o mediador de leitura e contador de histórias Gelson Bini convida e sugere ideias de brincar com a leitura na tenra infância. Indicação: a partir de 5 anos.
- 15h: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Sala Cineclube. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 15h30min: Minioficina: “Nosso Kafka”, com alunos de Letras/ Alemão da UFPR, na Sala das Oficinas. Um breve passeio pela vida e obra do autor homenageado do Flipomerode. Apoio: DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Duração: 40min a 60min. Indicação: a partir de 14 anos.
- 15h45min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Rumpelstilzchen – Rumpelstiltzkin”, com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/ RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Mais uma clássica história infantil dos Irmãos Grimm. Uma jovem é prometida a um rei, mas enfrenta um desafio impossível: transformar palha em ouro. Um misterioso duende oferece sua ajuda, mas exige um preço muito alto. Indicação: a partir de 5 anos.
- 19h: Cerimônia oficial de abertura e apresentação do Coral da SCAR e da Orquestra Jovem da SCAR, no Teatro Municipal de Pomerode. Sob a batuta do maestro Wanderli Stewerdt, o Coral da SCAR traz um repertório vibrante e contemporâneo no ano de seu cinquentenário. Os coralistas, divididos em quatro naipes – sopranos, contraltos, tenores e baixos, contam com a participação especial da Orquestra Jovem da SCAR, que acompanhará o coro em um repertório que começa erudito, passeia pela música popular brasileira e culmina no pop. Indicação: a partir de 8 anos.
- 21h: Encerramento.
Continua depois da publicidade
Quinta-feira (12)
- 8h: Início das atividades e da livraria oficial do evento.
- 8h30min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Sala Cineclube. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 9h: Contação de histórias: “Posso ficar no meio e outras histórias acumuladas”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), no Teatro Municipal de Pomerode. O espetáculo traz em seu repertório os contos rítmicos, acumulativos ou de encadeadas da escritora e ilustradora alemã Susanne Strasser (autora confirmada no Flipomerode 2024) e outros autores consagrados da literatura infantil universal. Através da leitura em movimento cênico, o mediador de leitura e contador de histórias Gelson Bini convida e sugere ideias de brincar com a leitura na tenra infância. Indicação: a partir de 5 anos.
- 9h30min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Rumpelstilzchen – Rumpelstiltzkin”, com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/ RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Mais uma clássica história infantil dos Irmãos Grimm. Uma jovem é prometida a um rei, mas enfrenta um desafio impossível: transformar palha em ouro. Um misterioso duende oferece sua ajuda, mas exige um preço muito alto. Indicação: a partir de 5 anos.
- 10h: Minioficina: “Nosso Kafka”, com alunos de Letras/ Alemão da UFPR, na Sala das Oficinas. Um breve passeio pela vida e obra do autor homenageado do Flipomerode. Apoio: DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Duração: 40min a 60min. Indicação: a partir de 14 anos.
- 13h45min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Branca de Neve/Schneewittchen”, com AnnaLena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Um dos contos de fadas mais conhecidos dos Irmãos Grimm: a história retrata, por um lado, a bela e ingênua Branca de Neve e, por outro, a madrasta ciumenta e obcecada com a ideia de querer ser a mais bonita do reino. Indicação: a partir de 5 anos.
- 14h: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Sala Cineclube. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 14h30min: Contação de histórias: “Posso ficar no meio e outras histórias acumuladas”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), no Teatro Municipal de Pomerode. O espetáculo traz em seu repertório os contos rítmicos, acumulativos ou de encadeadas da escritora e ilustradora alemã Susanne Strasser (autora confirmada no Flipomerode 2024) e outros autores consagrados da literatura infantil universal. Através da leitura em movimento cênico, o mediador de leitura e contador de histórias Gelson Bini convida e sugere ideias de brincar com a leitura na tenra infância. Indicação: a partir de 5 anos.
- 15h30min: Minioficina: “Nosso Kafka”, com alunos de Letras/ Alemão da UFPR, na Sala das Oficinas. Um breve passeio pela vida e obra do autor homenageado do Flipomerode. Apoio: DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.Duração: 40min a 60min. Indicação: a partir de 14 anos.
- 15h45min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Rumpelstilzchen – Rumpelstiltzkin”, com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/ RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Mais uma clássica história infantil dos Irmãos Grimm. Uma jovem é prometida a um rei, mas enfrenta um desafio impossível: transformar palha em ouro. Um misterioso duende oferece sua ajuda, mas exige um preço muito alto. Indicação: a partir de 5 anos.
- 19h: Encontro: “Escrever, ilustrar e ler para crianças”, com Susanne Strasser (Munique/Alemanha), no Teatro Municipal de Pomerode. Apresentação e mediação de Stefanie Herzog (Garopaba/SC). Graças ao efeito encantatório de seus textos e ilustrações, Susanne Strasser é um fenômeno entre leitores de todas as idades, professores e mediadores de leitura, e já vendeu mais de 170.000 exemplares no Brasil. Mestra dos contos acumulativos, rítmicos ou de repetição, a escritora e ilustradora tem cinco livros publicados no Brasil: “Posso ficar no meio”, “Muito cansado e bem acordado”, “Bem lá no alto”, “Baleia na banheira” e “A raposa vai de carro”. Em sua primeira passagem pelo Brasil, Strasser traz ao Flipomerode suas experiências sobre escrever, ler e ilustrar para crianças. Susanne nasceu em 1976, na cidade de Erding, Alemanha. Estudou comunicação e design em Londres e Munique, e tem hoje reconhecimento internacional por seu trabalho — ela já foi destaque na Bienal de Ilustrações de Bratislava e tem um livro adaptado para o cinema (Das Märchen von der Prinzessin, 2013). Atualmente, vive em Munique com a família. Indicação: a partir de 5 anos.
- 20h: Contação de histórias: “Um médico rural e outras histórias”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), na Sala Cineclube. Apresentar ao público ouvinte um dos contos mais emblemáticos e fantásticos escritos por Franz Kafka, seguido de outras narrativas do autor tcheco quase desconhecidas do público jovem. Pequenas histórias, parábolas e alegorias – mais realistas que gostaríamos -, algumas delas, contadas até com humor, entretanto, sempre deixam no leitor/ouvinte a estranha sensação de estar vivendo um pesadelo acordado. Indicação: a partir de 12 anos.
- 20h15min: Sessão de autógrafos com Susanne Strasser (Munique/Alemanha), na Tenda dos autógrafos.
- 21h: Encerramento das atividades.
Sexta-feira (13)
- 8h: Início das atividades e da livraria oficial do evento.
- 8h15min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Branca de Neve/Schneewittchen”, com AnnaLena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Um dos contos de fadas mais conhecidos dos Irmãos Grimm: a história retrata, por um lado, a bela e ingênua Branca de Neve e, por outro, a madrasta ciumenta e obcecada com a ideia de querer ser a mais bonita do reino. Indicação: a partir de 5 anos.
- 9h: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Sala Cineclube. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 9h30min: Contação de histórias: “Um médico rural e outras histórias”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), no Teatro Municipal de Pomerode. Apresentar ao público ouvinte um dos contos mais emblemáticos e fantásticos escritos por Franz Kafka, seguido de outras narrativas do autor tcheco quase desconhecidas do público jovem. Pequenas histórias, parábolas e alegorias – mais realistas que gostaríamos -, algumas delas, contadas até com humor, entretanto, sempre deixam no leitor/ouvinte a estranha sensação de estar vivendo um pesadelo acordado. Indicação: a partir de 12 anos.
- 10h: Minioficina: “Nosso Kafka”, com alunos de Letras/ Alemão da UFPR, na Sala das Oficinas. Um breve passeio pela vida e obra do autor homenageado do Flipomerode. Apoio: DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Duração: 40min a 60min. Indicação: a partir de 14 anos.
- 10h30min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Branca de Neve/Schneewittchen”, com AnnaLena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Um dos contos de fadas mais conhecidos dos Irmãos Grimm: a história retrata, por um lado, a bela e ingênua Branca de Neve e, por outro, a madrasta ciumenta e obcecada com a ideia de querer ser a mais bonita do reino. Indicação: a partir de 5 anos.
- 14h: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Rumpelstilzchen – Rumpelstiltzkin”, com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/ RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Mais uma clássica história infantil dos Irmãos Grimm. Uma jovem é prometida a um rei, mas enfrenta um desafio impossível: transformar palha em ouro. Um misterioso duende oferece sua ajuda, mas exige um preço muito alto. Indicação: a partir de 5 anos.
- 14h30min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Sala Cineclube. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 15h: Contação de histórias: “Um médico rural e outras histórias”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), no Teatro Municipal de Pomerode. Apresentar ao público ouvinte um dos contos mais emblemáticos e fantásticos escritos por Franz Kafka, seguido de outras narrativas do autor tcheco quase desconhecidas do público jovem. Pequenas histórias, parábolas e alegorias – mais realistas que gostaríamos -, algumas delas, contadas até com humor, entretanto, sempre deixam no leitor/ouvinte a estranha sensação de estar vivendo um pesadelo acordado. Indicação: a partir de 12 anos.
- 15h30min: Minioficina: “Nosso Kafka”, com alunos de Letras/ Alemão da UFPR, na Sala das Oficinas. Um breve passeio pela vida e obra do autor homenageado do Flipomerode. Apoio: DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.Duração: 40min a 60min. Indicação: a partir de 14 anos.
- 19h: Palestra: “Arte e comunicação: uma conversa”, com Alencar Schueroff (Florianópolis/SC), no Teatro Municipal de Pomerode. É possível pensar a comunicação (pessoal ou coletiva) a partir da arte (da literatura, principalmente)? Arte e comunicação conversam em quais pontos? Essas forças, unidas, auxiliam em comunicações interpessoais diversas? Como se dá a aproximação? Sabe-se que as artes estimulam o córtex, que está ligado à consciência, ao pensamento, à memória, recursos atrelados à linguagem, à comunicação. Porém, quando falamos do despertar, que manifestações artísticas podem revolucionar o processo comunicativo? Em nossa viagem vamos das Mil e Uma Noites a Machado de Assis, de Beatles a Bete Carvalho, de Nietzsche a Wittgenstein. Alencar Schueroff é Mestre em Educação e Doutor em Literatura, ambos pela UFSC. Professor há mais de 20 anos, atua presencial e virtualmente. Nas redes sociais, conta com um público de, aproximadamente, 100 mil pessoas. Criou a Jornada do Leitor (clube do livro), Literatura Pede Passagem (palestra para escolas) e a Teia Literária, um programa de ensino de literatura e comunicação que atende professores de Linguagens de todo o país. Indicação: a partir de 12 anos.
- 21h: Encerramento das atividades.
Sábado (14)
- 9h30min: Início das atividades e da livraria oficial do evento.
- 9h45min: Início da Feira de Editoras Independentes, na Tenda dos Autógrafos. As editoras Papel do Mato/Papa Terra, Micronotas, Gato Leitor, Editora Humana, Edições Jabuticaba, Traços & Capturas, Telos Editora, Butecanis Editora Cabocla, Danúbio Editora e Salto Grande/Kant/Ronin apresentam as preciosidades de seus catálogos.
- 10h: Espetáculo “Alice no Brasil das Maravilhas” com a Essaé Cia (Joinville), no Teatro Municipal de Pomerode. A famosa história de Lewis Carroll, na adaptação feita por Sérgio Tastaldi para o teatro de animação, é ambientada no Brasil. Alice vive numa fazendinha, curte a natureza e adora frutas e sucos naturais. Ao seguir o Sapo Cururu, ela cai num buraco e vai parar num mundo totalmente estranho, onde ela encontra bichos que fazem parte da nossa fauna, como o tucano, o mico-leão, o papagaio e o bicho-preguiça. Todos alertam Alice em relação à malvada Rainha das Copas. No entanto, para conseguir voltar para casa, Alice precisa disputar com ela uma partida de futebol. Mas não é fácil ganhar da Rainha. Alice no País das Maravilhas é uma aventura cheia de emoção e de bom humor, protagonizada por bonecos que se movimentam de maneira mágica, sob o efeito de luz negra. Sua trilha sonora, especialmente composta para o espetáculo, é rica em ritmos brasileiros, como chorinho, samba, samba de breque, valsa e caipira. Indicação: a partir de 5 anos.
- 10h15min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “Rumpelstilzchen – Rumpelstiltzkin”, com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/ RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Mais uma clássica história infantil dos Irmãos Grimm. Uma jovem é prometida a um rei, mas enfrenta um desafio impossível: transformar palha em ouro. Um misterioso duende oferece sua ajuda, mas exige um preço muito alto. Indicação: a partir de 5 anos.
- 13h: Contação de histórias: : “Um médico rural e outras histórias”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), na Märchenhaus. Apresentar ao público ouvinte um dos contos mais emblemáticos e fantásticos escritos por Franz Kafka, seguido de outras narrativas do autor tcheco quase desconhecidas do público jovem. Pequenas histórias, parábolas e alegorias – mais realistas que gostaríamos -, algumas delas, contadas até com humor, entretanto, sempre deixam no leitor/ouvinte a estranha sensação de estar vivendo um pesadelo acordado. Indicação: a partir de 12 anos.
- 14h: Espetáculo teatral: “O velho lobo do mar” com a Trip Teatro (Rio do Sul/SC), na Tenda das Histórias. Perdido em uma ilha esquecida em algum lugar do Atlântico, seja subindo em um coqueiro atrás de alimento, tentando convencer uma minhoca a ir para o anzol, em busca de um tesouro ou até mesmo fazendo amizade com uma orca, Charlie mostrará a todos que para tudo na vida há uma saída e que por isso ele é conhecido pelos Sete Mares como “O Velho Lobo do Mar”. Indicação: a partir de 5 anos.
- 14h30min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Sala Cineclube. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 15h: Contação de histórias: “Os cinco cientistas” com Didiê Kinsey (Balneário Camboriú/SC), na Tenda das Histórias. Nesta história de ficção científica e humor, cinco cientistas saem em busca de respostas e sentido para suas diferentes realidades e acabam encontrando algo inusitado. Indicação: a partir de 5 anos.
- 15h30min: Espetáculo teatral: “O velho lobo do mar” com a Trip Teatro (Rio do Sul/SC), na Tenda das Histórias. Perdido em uma ilha esquecida em algum lugar do Atlântico, seja subindo em um coqueiro atrás de alimento, tentando convencer uma minhoca a ir para o anzol, em busca de um tesouro ou até mesmo fazendo amizade com uma orca, Charlie mostrará a todos que para tudo na vida há uma saída e que por isso ele é conhecido pelos Sete Mares como “O Velho Lobo do Mar”. Indicação: a partir de 5 anos.
- 16h: Debate: “Entre linguagens”, com Aline Bei (São Paulo/SP), Estrela Leminski (Curitiba/PR) e Ricardo Aleixo (Belo Horizonte/MG), no Teatro Municipal de Pomerode. Mediação de Fernando Boppré (Chapecó/SC). Três multiartistas falam de seus processos e de suas veredas por distintas linguagens. Atriz e romancista de voltagem poética, Aline Bei conquistou uma legião de leitores com seus “O peso do pássaro morto” (Nós) e “Pequena coreografia do adeus” (Companhia das Letras). Filha dos ícones Paulo Leminski e Alice Ruiz, a poeta, compositora e cantora Estrela Leminski é a personificação da multiplicidade e acaba de estrear no romance com “Quando a inocência morreu” (Iluminuras). O poeta, músico, performer e pesquisador intermídia Ricardo Aleixo é um dos grandes artistas brasileiros contemporâneos. Seus livros mais recentes, a antologia “Pesado demais para a ventania” (Todavia), as memórias de “Sonhei com o anjo da guarda a noite toda” (Todavia) e o recém-lançado “Tornei de Luanda um Kota (Lira/Impressões de Minas) são grandes exemplos de sua voz única no panorama nacional. Logo após o debate, lançamento dos livros e sessão de autógrafos com Aline Bei (São Paulo/SP), Estrela Leminski (Curitiba/PR), Ricardo Aleixo (Belo Horizonte/MG) e Fernando Boppré (Chapecó/SC), na Tenda dos Autógrafos.
- 17h: Espetáculo teatral: “O velho lobo do mar” com a Trip Teatro (Rio do Sul/SC), na Tenda das Histórias. Perdido em uma ilha esquecida em algum lugar do Atlântico, seja subindo em um coqueiro atrás de alimento, tentando convencer uma minhoca a ir para o anzol, em busca de um tesouro ou até mesmo fazendo amizade com uma orca, Charlie mostrará a todos que para tudo na vida há uma saída e que por isso ele é conhecido pelos Sete Mares como “O Velho Lobo do Mar”. Indicação: a partir de 5 anos.
- 17h30min: Contação de histórias: “Os cinco cientistas” com Didiê Kinsey (Balneário Camboriú/SC), na Tenda das Histórias. Nesta história de ficção científica e humor, cinco cientistas saem em busca de respostas e sentido para suas diferentes realidades e acabam encontrando algo inusitado. Indicação: a partir de 5 anos.
- 18h: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 19h: Debate: “Anatomia do romance”, com Bernardo Carvalho (São Paulo/SP), Natalia Timerman (São Paulo/SP) e Joca Reiners Terron (São Paulo/SP), no Teatro Municipal de Pomerode. Mediação de Dirce Waltrick do Amarante (Florianópolis/SC). Três romancistas e suas formas de enxergar e escrever o gênero mais popular da literatura. Com mais de trinta anos de carreira e quatorze livros de ficção publicados, Bernardo Carvalho é o grande romancista de sua geração, e livros como “Nove noites” (Companhias das Letras), “Mongólia” (Companhias das Letras), “Reprodução” (Companhias das Letras) e o mais recente, “Os substitutos” (Companhias das Letras), são exemplos do poder estético e da clarividência do autor. Natalia Timerman é médica psiquiatra e doutoranda em literatura pela USP. Publicou os aclamados romances “Copo vazio” (Todavia) e “As pequenas chances” (Todavia), eleito o melhor livro de 2023 pela Quatro Cinco Um. Joca Reiners Terron é um dos mais instigantes romancistas da literatura brasileira contemporânea, e livros como “Onde pastam os minotauros” (Todavia), “A morte e o meteoro” (Todavia) e “O riso dos ratos” (Todavia) trazem à tona um Brasil visceral e caótico numa linguagem elétrica e esférica. Logo após o debate, lançamento dos livros e sessão de autógrafos com Bernardo Carvalho (São Paulo/SP), Natalia Timerman (São Paulo/SP) , Joca Reiners Terron (São Paulo/ SP) e Dirce Waltrick do Amarante (Florianópolis/SC), na Tenda dos Autógrafos.
- 21h: Performance: “Kafkianas: a voz, o texto e o editor” com Telma Scherer (Florianópolis/SC) + Daniel Martineshen (Florianópolis/SC), Izabela Drozdowska-Broering (Florianópolis/SC) e Markus Weininger (Florianópolis/SC) + Marcelo Lotufo (Florianópolis/SC), na Sala Cineclube. Ato 1: a voz. Tag aus, Tag ein e hoje em dia A poeta Telma Scherer faz um mergulho nas imagens mentais da literatura de Franz Kafka. A partir do trabalho vocal com fragmentos de textos, a performance propõe um passeio sensorial intensivo por emoções e ambientes psíquicos. O objetivo é criar, através da voz, da imagem e do som um conjunto de paisagens íntimas que sensibilizem o público para a fruição e discussão das obras do autor, mestre da tensão narrativa. Ato 2: o texto. Os professores universitários e tradutores Daniel Martineshen, Izabela Drozdowska-Broering e Markus Weininger falam do trabalho a seis mãos na tradução e organização de “Contos curtos do fim da vida” com narrativas breves de Franz Kafka, no prelo pela Editora Estação Liberdade. Ato 3: o editor. O professor universitário e editor Marcelo Lotufo parte de Max Brod, o heroico editor de Kafka, para pensar o ofício do editor na contemporaneidade.
- 22h: Encerramento das atividades.
Domingo (15)
- 9h30min: Início das atividades e da livraria oficial do evento.
- 9h45min: Início da Feira de Editoras Independentes, na Tenda dos Autógrafos. As editoras Papel do Mato/Papa Terra, Micronotas, Gato Leitor, Editora Humana, Edições Jabuticaba, Traços & Capturas, Telos Editora, Butecanis Editora Cabocla, Danúbio Editora e Salto Grande/Kant/Ronin apresentam as preciosidades de seus catálogos.
- 10h: Espetáculo: “A última aventura de Gilgamesh” da Essaé Cia (Joinville/SC), no Teatro Municipal de Pomerode. Gilgamesh foi um grande herói da antiguidade. Apesar de pouco conhecida do grande público, a sua saga, contada há 5000 anos, é a obra literária mais antiga da humanidade. Nesta versão bem humorada da Essaé Cia, Gilgamesh passará por inúmeros desafios para encontrar o seu último desejo: a imortalidade. Indicação: a partir de 8 anos.
- 10h15min às 13h05min: Oficina “Ler, traduzir e escrever com Kafka” com Marcelo Backes (Rio de Janeiro/RJ), na Sala das Oficinas. Kafka alcançou um estilo singular usando poucas palavras e foi um dos escritores que mais marcou seu mundo e o mundo que viria depois dele com sua literatura, fazendo com que descobríssemos inclusive alguns escritores que vieram antes dele e já mostravam sinais daquilo que Kafka condensaria de modo tão perfeito. Nada mais seria como ainda era antes, após a publicação de “A metamorfose”. E não há escritor que se preze que não tenha passado pelas páginas de Kafka depois de seu breve caminho de apenas quatro décadas pelo planeta. Ao mesmo tempo que desperta interesse em massa, sua obra foi estudada pelos grandes pensadores do século XX. Kafka aborda o desespero do homem moderno em relação à existência, a eterna busca de algo que não está mais à disposição, a pergunta por aquilo que já não tem resposta. Com sua obra, ele escreve o evangelho da perda, é o escritor do lusco-fusco, o poeta da penumbra, a literatura encarando seu próprio crepúsculo. E Kafka é sempre o mesmo, seja qual for a feição que assume no personagem central de suas narrativas. Quando é um artista da fome, quando é uma camundonga cantora ou um cão investigador ou quando é um campeão de natação que não sabe nadar, Kafka é e tinha de ser sempre o mesmo. Através da análise minuciosa de “Investigações de um cão” (um dos contos da antologia “Blumfeld, um Solteirão de Mais Idade e outras Histórias”), mergulharemos em toda a obra de Kafka, analisando linha a linha do texto, interpretando cada uma das palavras em profundidade – inclusive com a explicação e a justificativa de algumas opções feitas na tradução –, para constatar ao final que tudo de Kafka e tudo do mundo está registrado no conto. A partir do mergulho profundo do autor, dos óculos literários que ele oferece para que enxerguemos melhor no interior de nós mesmos, também os participantes da oficina serão convidados ao mergulho em suas próprias profundezas para encontrar o que está escondido ou velado por lá e verdadeiramente precisa e merece ser dito. Marcelo Backes é doutor em germanística e romanística pela Universidade de Friburgo e tradutor de obras de Goethe, Arthur Schnitzler e Hermann Broch. De Kafka, traduziu “Blumfeld, um solteirão de mais idade e outras histórias”, “A metamorfose”, “O processo” e “Carta ao pai”, dentre outros. Indicação: a partir de 16 anos.
- 10h30min: Painel: “Estudar na Alemanha e na Áustria: bolsas, caminhos e perspectivas” com Cristina Rettenberger (Curitiba/PR), Thiago Viti Mariano (Curitiba/PR) e Sabine Reiter (Curitiba/PR), na Sala Cineclube. Apresentação e mediação de Catarina PortinhoNauiack (Curitiba/PR). As oportunidades de bolsas, estudos e cursos na Alemanha e na Áustria. Participam do painel: Cristina Rettenberger, da OeAD, a Agência Austríaca de Cooperação Internacional em Educação e Pesquisa; Thiago Viti Mariano, professor da UFPR, apresentando o Mestrado bilateral em Alemão como Língua Estrangeira – UFPR/Universität Leipzig, e Sabine Reiter, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Indicação: a partir de 14 anos.
- 11h: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 13h: Contação de histórias: “Posso ficar no meio e outras histórias acumuladas”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), na Märchenhaus. O espetáculo traz em seu repertório os contos rítmicos, acumulativos ou de encadeadas da escritora e ilustradora alemã Susanne Strasser (autora confirmada no Flipomerode 2024) e outros autores consagrados da literatura infantil universal. Através da leitura em movimento cênico, o mediador de leitura e contador de histórias Gelson Bini convida e sugere ideias de brincar com a leitura na tenra infância. Indicação: a partir de 5 anos.
- 14h: Debate: “Formas de voltar para casa: escrituras catarinas”, com Godofredo de Oliveira Neto (Rio de Janeiro/RJ), André Timm (Chapecó/SC), Daniela Stoll (Florianópolis/SC) e Patrícia Galelli (Florianópolis/SC), na Sala Cineclube. Mediação de Cristiano Moreira (Rodeio/SC). Escritores e escritoras nascidos/as ou radicados/as em Santa Catarina refletem sobre seus processos criativos, livros e suas relações com o estado. Membro da Academia Brasileira de Letras, o blumenauense Godofredo de Oliveira Neto é um dos mais celebrados autores catarinenses: autor de “O desenho extraviado de Hieronymus Bosch” (Almedina), e de outros dezesseis livros, é formado em Letras e Altos Estudos Internacionais pela Sorbonne e docente da UFRJ desde 1980. André Timm é natural de Porto Alegre e radicado em Santa Catarina desde 2004. É autor de “Modos Inacabados de Morrer” (Oito e Meio), romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, também publicado na Itália, “Morte Sul Peste Oeste” (Taverna), vencedor do Prêmio Minuano de Literatura 2021, e do recém-lançado “Objeto Cintilante: História Sulfúrea” (Faria e Silva). Daniela Stoll é Doutora em Literatura pela UFSC e autora de “Do lado de dentro do mar” (2018), finalista do Prêmio São Paulo. Patrícia Galelli é Mestra em Processos Artísticos Contemporâneos pela UDESC e publicou os livros “Carne falsa” (Editora da Casa), “Cabeça de José” (Nave), “Um bicho que” (miríade) e o infantil “Gato-átomo” (Nave-nina). Indicação: a partir de 12 anos. Após o debate, lançamento de livros e sessão de autógrafos de Godofredo de Oliveira Neto (Rio de Janeiro/ RJ), André Timm (Chapecó/SC), Daniela Stoll (Florianópolis/ SC), Patrícia Galelli (Florianópolis/SC) e Cristiano Moreira (Rodeio/SC) na Tenda dos Autógrafos.
- 14h05min: Contação de histórias bilíngue Português/Alemão: “A Troca” com Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP), na Märchenhaus. Peter chegou no último navio ao porto, em busca de um emprego, mas encontrou um ser mágico que lhe propôs uma estranha troca. Nessa breve saga de amor e de espanto, muitas aventuras nos esperam. Contação baseada em “A Fantástica História de Peter Schlemihl”(1814), do autor alemão Adelbert Von Chamisso. Indicação: a partir de 12 anos.
- 15h: Encontro: “Café com Kafka”, com Susana Kampff Lages (Niterói/RJ), na Märchenhaus Mediação de Gisele Eberspächer (Curitiba/PR). Um bate papo informal sobre a vida e obra de Kafka, regado a cucas e café, com a tradutora e pesquisadora Susana Kampff Lages. Doutora em Comunicação e Semiótica/Literatura (PUCRS) e professora de Língua e Literatura Alemã na Universidade Federal Fluminense. Recebeu o Prêmio Jabuti (2003) por seu livro “Walter Benjamin. Tradução e melancolia”. Traduziu “O desaparecido ou Amerika” de Franz Kafka para a editora 34 e realiza pesquisas voltadas para os problemas hermenêuticos ligados à tradução da obra de Franz Kafka, tendo realizado em 2018/2019 estadia pós-doutoral na Universidade de Viena com bolsa Professor Visitante Sênior da CAPES. Atividade limitada a 30 pessoas, para manter o caráter informal e descontraído. Garanta seu ingresso.
- 16h: Palestra: “O mundo de Kafka. Uma introdução”, com Reiner Stach (Berlim/Alemanha), no Teatro Municipal de Pomerode. Apresentação de Marcelo Backes. Durante muito tempo algumas abordagens contribuíram para uma imagem distorcida de Kafka: como um autor que era em grande parte desinteressado nas questões de seu tempo. O mundo de Kafka era caracterizado por tensões extremas, causadas, por um lado, pelos antagonismos nacionais cada vez maiores e, por outro, pelo ritmo acelerado com que um grande número de inovações técnicas era implementado: eletrificação de cidades, redes telefônicas, cinemas, gramofones, carros e aviões. O problema de uma identidade vacilante e sem raízes, que está sempre presente na obra de Kafka, não era, portanto, de forma alguma, um problema particular. Isso também é demonstrado pelo exemplo do antissemitismo cada vez mais agressivo: não foi por acaso que Kafka lidou repetidamente com essas experiências em suas cenas literárias de perseguição e exclusão. Reiner Stach nasceu em 1951, na Alemanha. Estudou Literatura, Filosofia e Matemática. Foi o responsável pela descoberta do espólio de Felice Bauer nos Estados Unidos. Sua trilogia biográfica de Kafka tem sido saudada como a mais alta realização no campo biográfico em nossos dias. Mora em Berlim. Indicação: a partir de 14 anos.
- 17h30min: Contação de histórias: “Posso ficar no meio e outras histórias acumuladas”, com Gelson Bini (Palhoça/SC), na Märchenhaus. O espetáculo traz em seu repertório os contos rítmicos, acumulativos ou de encadeadas da escritora e ilustradora alemã Susanne Strasser (autora confirmada no Flipomerode 2024) e outros autores consagrados da literatura infantil universal. Através da leitura em movimento cênico, o mediador de leitura e contador de histórias Gelson Bini convida e sugere ideias de brincar com a leitura na tenra infância. Indicação: a partir de 5 anos.
- 17h30min: Debate: “Vertigem: prosa & poesia catarina” com Cristiano Moreira (Rodeio/SC), Katherine Funke (Joinville/SC) e Caléu Nilson Moraes (Santa Cecília/SC), na Sala Cineclube. Mediação de Marcio Markendorf (Florianópolis/ SC). Para além dos estereótipos e cercadinhos, as nuances e a diversidade da produção literária catarinense com três de seus inventivos representantes. Cristiano Moreira é Doutor em literatura brasileira e Mestre em teoria literária pela UFSC. Autor de sete livros de poemas, dentre eles “Rebojo” (Papa terra), “Dente de cachorro” (Nave) e “Imagem de madeira” (Papel do mato). Katherine Funke é mestra e doutoranda em Literatura pela UFSC e editora da Micronotas. Autora de “Notas mínimas” (Solisluna), “Lucida Sans” (Micronotas) e “Flor também: cinco contos e um romance” (Penalux), dentre outros. Caléu Nilson de Moraes é graduado em História, fez mestrado em Antropologia Social e doutorado em Estudos da Tradução pela UFSC. Venceu o Concurso de Contos Silveira de Souza, da mesma UFSC, com a obra “Guia literário para machos” (EdUfsc). É autor dos romances “Declínio e queda de mim mesmo” (Terra Redonda), “A morte do alquimista” (Nauta), “As aventuras de Lorde Nélson” (Editora da Casa) e “Schopenhauer e o Kung Fu” (Nauta). Indicação: a partir de 12 anos. Após o debate, lançamento de livros e autógrafos com Cristiano Moreira (Rodeio/SC), Katherine Funke (Joinville/ SC), Caléu Nilson Moraes (Santa Cecília/SC), e Marcio Markendorf (Florianópolis/SC), na Tenda dos Autógrafos.
- 18h: Espetáculo teatral: “Kasperl e a cerveja do Papa”, com a Trip Teatro (Rio do Sul/SC), na Tenda das Histórias. Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação? Descobriremos na próxima rodada! Prosit! Indicação: a partir de 5 anos.
- 19h30min: Show de encerramento: “Leminskanções” com Estrela Leminski (Curitiba/PR) e Téo Ruiz (Curitiba/PR), no Teatro Municipal de Pomerode. Neste 2024, ano em que o poeta Paulo Leminski completaria 80 anos, a Flipomerode apresenta o show “Leminskanções”, com Estrela Leminski e Téo Ruiz. No repertório, algumas canções de Leminski que já foram interpretadas por nomes como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Itamar Assumpção e Zélia Duncan. Conheça a faceta musical de um dos poetas mais populares do Brasil, pela voz de sua filha, Estrela, e de seu companheiro Téo Ruiz. Ambos são artistas que se dedicam à palavra em suas mais variadas formas. Juntos escrevem não só canções, mas também livros e pesquisas acadêmicas sobre música e o mercado, sendo referência para diversos estudos na área, realizando palestras, oficinas e, claro, shows. Os últimos trabalhos renderam circulações pelo país e exterior, alcançando destaque nos principais veículos de comunicação. Passaram pelas 5 regiões do país com seus trabalhos, além de turnês pela Europa e Estados Unidos. Indicação: a partir de 12 anos.
- 21h: Encerramento do Flipomerode 2024.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
FOTOS: Quem são as 19 candidatas à realeza da Oktoberfest Blumenau 2025
Festival em SC recria cenário de clássico de Franz Kafka com direito a “barata gigante”