O fim de semana foi de expectativa em Imbituba. Jorginho, o volante da Itália, que disputa a Eurocopa neste domingo (11), é da pequena cidade do Sul de Santa Catarina. Mais do que torcer para a Itália, os moradores querem ver a vitória e a consagração do imbitubense, o primeiro catarinense a chegar perto do maior título de seleções da Europa.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A mãe, Maria Tereza de Freitas, não consegue esconder o nervosismo. Para ela é até difícil acreditar que o filho está em uma lista seleta de melhores jogadores do mundo. No sábado, enquanto andava pelo Centro da cidade, moradores cumprimentavam e falavam “é amanhã, hein”.

Darlan Back é um dos imbitubenses que conheceu Jorginho quando pequeno. Hoje ele tem uma quadra de futebol society. O empresário conta que a conversa durante a semana foi unânime: todo mundo queria falar do jogo de Jorginho. Tinha gente até com foto do jogador no fundo de tela do celular para dar sorte.

Morador de Imbituba coloca Jorginho no fundo de tela do celular
Morador de Imbituba coloca Jorginho no fundo de tela do celular (Foto: Darlan Back, Arquivo Pessoal)

David Gelinski é um dos imbitubenses que frequenta a quadra de society do Darlan. Ele já jogou no projeto de futebol da mãe de Jorginho e é parceiro da irmã do jogador, a Fernanda. Desde que o volante começou a jogar no Napoli, David passou a acompanhar o conterrâneo. Na Champions League, pintou o cabelo de azul para torcer pelo Chelsea.

Continua depois da publicidade

Ele, inclusive, aposta na Itália. E aposta de verdade! Foram R$ 100 no time de Jorginho. O morador de Imbituba conta que a torcida não é pela seleção italiana ou pelo Chelsea, mas por Jorginho.

— Se ele for para o Barcelona, a gente vai estar torcendo por ele. Ele está num nível muito alto, é monstro. E ainda leva o nome de Imbituba sempre. Ele falar da cidade na Champions foi demais — conta David.

Nas pequenas rodas de conversa no centro da cidade ou nos campos de futebol, o nome que mais se repetia era Jorginho. Algumas casas penduraram bandeiras da Itália para apoiar o jogador. Antes do jogo do Brasil na Copa América, os imbitubenses discutiam sobre a possível disputa entre Itália, de Jorginho, e a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022.

Casas de Imbituba penduram a bandeira da Itália neste domingo
Casas de Imbituba penduram a bandeira da Itália neste domingo (Foto: Maria Eduarda Dalponte, Diário Catarinense)

Na Vila Nova, bairro em que o jogador nasceu, o fim de semana foi para relembrar as histórias do pequeno menino que aprendeu a jogar bola pelas ruas da cidade. Todo mundo sabe e conta com propriedade sobre a vida do jogador. Quem ainda não estava em Imbituba ou não era nascido ouve atento todos os relatos.

Continua depois da publicidade

> “Imbituba, obrigado por todo apoio. Eu senti vocês aqui comigo”, diz o catarinense Jorginho, após o título com o Chelsea

Roger Pires Pereira, que tem uma loja na cidade, diz que está na expectativa por ele. O que mais orgulha os moradores da cidade de Imbituba é a simplicidade do jogador.

— A história dele é muito bonita, é de perseverança. Ele leva Imbituba para o mundo e a gente se orgulha muito. O Jorginho nos ensina a ter foco naquilo que queremos.

Outro morador de Imbituba, André Manoel Lopes de Oliveira, já assistiu ao Jorginho pessoalmente quando ele jogava na Itália e lembra da humildade do atleta. O dentista imbitubense deixou um recado para o volante que estampa o nome de Imbituba nos jornais e sites.

Continua depois da publicidade

> É replay? Jorginho põe a Itália na final da Euro do mesmo jeito que ajudou Chelsea; vídeo

— Em nenhuma entrevista tu esqueceu da sua família e da tua cidade e é por isso que estás aí: muita humildade, luta, garra e sacrifício e disciplina. Jorginho, Imbituba está contigo nesse momento.

A cidade espera pela vitória da Itália neste domingo (11) às 16h no jogo contra a Inglaterra, válido pela final da Eurocopa 2020, que tem transmissão da TV Globo.

Veja o recado completo

Leia também

Pessoas tentam saquear carga de carne após acidente em SC

Mais de 140 apostas de SC levam prêmios na Mega-Sena

Blogueiras golpistas são presas com dados de 10 mil pessoas