A Praia da Vila, em Imbituba, sedia a primeira etapa, de um total de três, do Billabong SC Surfing Games – Fast Heat, do Circuito Catarinense de Associações 2005, a Taça Marcos Bicudo. O evento ocorre neste fim de semana com a expectativa da presença de 176 competidores, número máximo possível de inscritos.

Continua depois da publicidade

As categorias em jogo são open, júnior, universitário, mirim, iniciantes, infantil, master e longboard, esta última estreando na competição. Além dos atletas, os times são formados por um chefe de equipe, um técnico e um juiz com experiência.

A Taça Marcos Bicudo – que homenageia escritor e surfista já falecido – começou a ser disputada em 2002, quando a Associação de Surf da Joaquina foi a campeã. Em 2003 e 2004 foi a vez da Associação de Surf de Balneário Camboriú ficar com o título. A equipe que faturar a competição por três vezes, consecutivas ou não, leva o troféu em definitivo.

O vice-presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e organizador do evento, Jordão Bailo Júnior, estima a presença de 16 equipes para o torneio, que tem regras diferenciadas.

– São baterias com 10 minutos e que podem ser surfadas apenas três ondas. A somatória delas dará a média ao atleta, e a maior será a vencedora -explicou Jordão, que foi o idealizador do modelo chamado Fast Heat.

Continua depois da publicidade

Bailo também lembra que o campeonato serve como um treino para os atletas que visam a chegar à equipe catarinense de surfe amador, tricampeã nacional.

– Eles aprendem a atuar em equipe, e isto mostra que funciona, pois o resultado está aí. Dos últimos quatro anos disputados pela equipe da Fecasurf no circuito nacional, três nós vencemos – comentou.

As outras etapas também estão confirmadas. Balneário Camboriú recebe o Billabong Santa Catarina Surfing Games 2005 nos dias 3 e 4 de setembro e a grande final ocorre em Florianópolis, nos dias 19 e 20 de novembro.