Dos 59 municípios atingidos pelas chuvas desde o último domingo (16), três decretaram situação de emergência: Tubarão, Fraiburgo e Capivari de Baixo. Imbituba também decretou emergência, mas o documento ainda não chegou à Defesa Civil. A pior situação foi em Tubarão, onde 95% da população foi afetada. Três pessoas morreram no estado, e 41 ficaram feridas devido aos problemas provocados pelos temporais. Cerca de 130 mil catarinenses foram atingidos, sendo que mais de 3,6 mil tiveram que deixar suas casas.

Continua depois da publicidade

Três cidades do Norte de Santa Catarina registraram problemas após o temporal da noite desta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil, em Itapoá, uma casa pegou fogo depois que foi atingida por um raio. Árvores foram derrubadas pelo vendaval. Sete bairros chegaram a ficar sem energia elétrica. Em Joinville, houve alagamentos, queda de árvores e desmoronamento de um muro. Ninguém ficou ferido. Já em Araquari, uma tempestade alagou as ruas da cidade e deixou a população sem energia por aproximadamente 40 minutos.

Um jovem de 18 anos foi preso hoje suspeito de tentar roubar e explodir uma agência nacária em Itajaí. Os policiais suspeitam que ele possa estar envolvido em outra tentativa de assalto, com uso de explosivos, praticado na cidade horas antes em outro banco. Conforme a Polícia Militar, nenhuma quantia de dinheiro foi levada nos dois casos. O rapaz encontrado pelos policiais estava com uma mochila. Ele estava com um pé de cabra, uma touca ninja, uma lanterna presa com um elástico à cabeça e uma bomba caseira semelhante a uma banana de dinamite.

A Corregedoria da Polícia Civil instaurou inquérito para investigar um policial civil e um agente penitenciário. Eles aparecem em um vídeo agredindo um operário de uma obra da Prefeitura de Navegantes, no Litoral Norte do estado. A confusão teria começado quando o trabalhador não liberou a rua em obras para a passagem da viatura. Testemunhas gravaram o momento da agressão, e as imagens foram parar nas redes sociais. Depois de desferir socos, o policial civil algemou o operário com a ajuda do agente penitenciário, e o levou para o porta-malas do carro. O servente, depois, foi liberado após ir à delegacia. A OAB emitiu nota sobre o caso, em repúdio à forma como o cidadão foi abordado.

Continua depois da publicidade