Imagens gravadas dentro do arquivo central do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), em São José, na Grande Florianópolis, mostram o descaso com processos que estão jogados ao chão, amontoados de forma inadequada e alguns até revirados.

Continua depois da publicidade

Os documentos estão ao lado de lixeiras, sujeitos à umidade e numa situação em que há risco de perda e até de dificuldade para localização por partes interessadas quando necessário. Advogados estariam levando meses para ter o atendimento de localização de ações.

Confira o vídeo com imagens do descaso com os documentos

Os vídeos amadores são recentes. De acordo com as imagens, seriam milhares de processos que encontram-se guardados sem os devidos cuidados.

Continua depois da publicidade

O DC apurou que tratam-se de processos cíveis e criminais, por exemplo, inquéritos policiais oriundos de delegacias e Comarcas.

Algumas imagens revelam que não se tratam apenas de processos antigos e sim de ações de anos recentes. O serviço do arquivo e memória fica nas margens da BR-101, no Bairro Picadas do Sul.

Os funcionários terceirizados que prestavam o serviço no local não o fazem mais em razão do término do contrato com o TJ/SC.

Continua depois da publicidade

Contraponto

O que disse o Tribunal de Justiça de SC:

Em nota oficial, o Tribunal de Justiça de SC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, ter ciência da situação que mostra os problemas no armazenamento de processos arquivados em suas instalações na Grande Florianópolis.

O TJ/SC afirmou que o setor enfrenta um momento de transição, pois está em curso o processo de transferência para o novo prédio, adquirido em agosto de 2011, que ficará no Bairro Aririú, em Palhoça. A diretoria de documentação e informações do TJ/SC estima que a ocupação total do novo imóvel será em dezembro de 2013.

Na nota, o TJ/SC acrescenta ainda que todas as medidas administrativas necessárias para a reorganização do acervo do Judiciário catarinense estão em andamento por meio de processos e projetos próprios.

Continua depois da publicidade