Imagens inéditas da parte interna das galerias do rio Mathias, em Joinville, foram divulgadas pela prefeitura de Joinville nesta terça-feira (11). Na primeira etapa de vistorias, duas situações consideradas “atípicas” foram verificadas, incluindo o desmoronamento de uma parte do local.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Abaixo do imóvel localizado na esquina das ruas Nove de Março e Dr. João Colin, foi verificado o desmoronamento da parte lateral da galeria. Os proprietários do imóvel, que atualmente está desocupado, foram comunicados da situação.
De acordo com a prefeitura, por se tratar de uma situação resultante de causas naturais, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) fará um projeto de recuperação e executará a obra, sem prejuízo aos proprietários do imóvel.
Já na rua Visconde de Taunay, em um prédio de três pavimentos que abriga um hotel que está passando por reforma, a inspeção identificou que foi feita uma intervenção indevida recentemente. Neste trecho, a galeria do rio Mathias passa por baixo do imóvel.
Continua depois da publicidade
O hotel construiu uma parede no interior da galeria e uma viga para sustentação e outra para travamento da mesma. Essas intervenções foram realizadas sem autorização da prefeitura.
Ao manter os entulhos e realizar a construção de uma estrutura inadequada para o local, a vazão do leito do rio foi alterada, aumentando a chance de alagamento na região. A Secretaria de Meio Ambiente aplicou duas notificações ao proprietário do imóvel, determinando cinco dias para a desobstrução da galeria e 30 dias para que seja apresentado projeto executivo para reforma da galeria.
O trecho inspecionado tem aproximadamente 1,3 km.
Leia também
Nas últimas duas décadas, Joinville ganhou mais moradores do que capitais do PR e RS
Ciclone pode provocar ventos fortes em Joinville, alerta Defesa Civil
Como a Celesc vai reforçar a fiscalização da fiação em postes de Joinville