Os primeiros imigrantes chegaram em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, no dia 6 de janeiro de 1880. Por conta disso, a data ficou marcada como a fundação da cidade e atualmente é feriado municipal. Esses colonizadores vieram da Itália, mais precisamente das cidades de Veneza, Belluno e Treviso.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O povoado começou a ser construído por 22 famílias, cujos sobrenomes eram: Pizetti, Scotti, Sônego, Benedet, Casagrande, De Luca, Dário, Pavan, Netto, Martinello, Pierini, Tomé, Zanette, Milanez, Darós, Biléssimo, Meller, Milioli, Ortolan, Venson, Piazza e Barbieri.

Segundo os relatos históricos, como povos indígenas já ocupavam essas terras, os dois grupos tiveram uma convivência conflituosa. Os imigrantes chamaram a região de “Cresciuma”, devido ao capim de mesmo nome que dominava o local.

Culturalmente, os italianos trouxeram costumes e tradições até hoje presentes na cidade. Dentre elas, destacam-se a culinária – especialmente com massas e polenta – e eventos religiosos ligados ao catolicismo.

Continua depois da publicidade

Imagens do Arquivo Histórico Pedro Milanez relembram o cotidiano das famílias italianas que migraram para Criciúma.

Veja foto da imigração italiana em Criciúma

Leia mais

Quem é a paraquedista que pulou de toboágua nas alturas em SC

Empresário de SC inicia viagem de helicóptero ao redor do mundo em 100 dias