Um meteoro foi visto no céu de Santa Catarina na última segunda-feira (1º) e foi flagrado por uma câmera de monitoramento de Monte Castelo, no Norte do estado. Conhecido como “estrela cadente”, o corpo celeste durou cerca de 4 segundos e terminou com uma pequena explosão. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
De acordo com o astrônomo amador Jocimar Justino, a explosão indica um aumento repentino de brilho observado no final de seu trajeto. A imagem foi capturada pelas câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), organização aberta e colaborativa formada por voluntários, incluindo Justino.
Veja imagens da estrela cadente no céu de SC
Segundo o astrônomo, a estimativa é de que o fenômeno aconteceu em Joinville. Por conta da elevada altitude em que os meteoros costumam ocorrer, a estrela cadente também pode ter sido visível nos estados vizinhos.
Continua depois da publicidade
Conheça a empresa de SC da qual bilionária mais jovem do mundo é herdeira
Segundo Justino, o meteoro é um fenômeno luminoso causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro.
— Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo — finaliza.
Leia também
Concessão da Arena Joinville deve começar a receber propostas a partir desta quarta-feira
Vinhos e azeite de oliva da Argentina são apreendidos com idoso em carro de luxo em SC
Filha destaca dedicação de empresário de SC que morreu em viagem ao Peru: “Sempre preparado”