O delegado Filipe Bringhenti, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, teve acesso às imagens das câmeras de segurança da Trensurb, que registram a ocorrência em que um policial militar atirou em um homem que estaria ameaçando passageiros com uma faca no trem, no fim da tarde de terça-feira, em Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

No entanto, as gravações não permitem apontar o instante exato do disparo, por não serem suficientemente próximas e por haver uma grande aglomeração em torno do policial e do suspeito, explica o delegado. Mesmo assim, Bringhenti considera que a legítima defesa de Vinicius Alves de Souza, 28 anos, é corroborada pelas testemunhas.

– Fora isso, sabemos que foi feito apenas um disparo, de cima para baixo, uma posição de segurança. Ele não se excedeu e usou do único meio de defesa que tinha à disposição naquele momento para enfrentar o indivíduo, que estava armado com uma faca – sustenta o delegado.

Bringhenti destaca ainda que quando José Betamin Nunes, 33 anos, tombou, atingido no abdômen, imediatamente o soldado entrou em contato com o Samu, solicitando atendimento, o que demonstra que a intenção não seria tirar a vida do rapaz, simplesmente pará-lo.

Continua depois da publicidade

O analista de sistemas Lucas Silvestre Vargas, 27 anos, que estava no trem no momento do incidente e gravou as imagens abaixo, relata que Nunes estava deitado no chão, com uma faca na mão, aparentemente “transtornado”, sob o efeito de álcool ou drogas, mas não conseguiu ver se ele ameaçou o policial com a faca no momento do disparo, devido ao tumulto no vagão.

Veja no vídeo abaixo o momento do tiro flagrado pelo passageiro:

A perícia encontrou uma pequena quantidade de maconha na mochila de Nunes, conforme o delegado que investiga o caso.

Nunes passou por uma cirurgia na noite de terça-feira e segue internado no Hospital Cristo Redentor, em estado estável. Até o fim da tarde desta quarta, nenhum familiar do suspeito havia sido encontrado pela polícia e ninguém o procurou no hospital. Ele foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio contra policial e está hospitalizado sob custódia da Brigada Militar. Após receber alta, será interrogado e encaminhado ao Presídio Central, a não ser que a Justiça conceda liberdade provisória ou relaxamento da prisão.

Continua depois da publicidade

Para Trensurb, foi um caso isolado

O gerente de operações da Trensurb, Rubenildo Ignácio, considera a ocorrência de terça-feira um episódio isolado e garante que a segurança para os usuários do transporte está garantida.

– É um caso extremamente raro, de uma pessoa descontrolada e armada no trem. Não temos registro de um caso como esse, que tenha gerado desfecho semelhante – diz Ignácio.

Embora usuários do trem já tenham sido vítimas de pequenos furtos dentro dos vagões, ocorrências que gerem algum tipo de agressão ou ameaça de agressão física aos passageiros são incomuns, segundo o gerente de operações.

Continua depois da publicidade

Mesmo na sequência de assaltos a bilheterias da Trensurb registradas no ano passado, nunca houve lesão a passageiros. Ignácio destaca que esse problema foi contornado, com a identificação e prisão da quadrilha.

– Temos mais de 300 câmeras no sistema, com o pessoal monitorando isso e temos gravação de tudo o que está ocorrendo – destaca.

A Trensurb conta com 118 funcionários na segurança, que fazem o controle das câmeras e circulam nos trens e nas estações. A empresa faz 260 viagens e transporta cerca de 185 mil passageiros diariamente.

Continua depois da publicidade

Em galeria, entenda o passo a passo da ação do policial no trensurb