O Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Jaraguá do Sul investiga se o ônibus da Viação Canarinho incendiado na madrugada de sábado tem relação com a onda de ataques de uma facção criminosa de Santa Catarina. O incêndio ocorreu na localidade de Rega Alta, em Pomerode, no limite com Jaraguá do Sul. A única certeza é que a ação foi criminosa, pois alguém jogou gasolina nos bancos e ateou fogo.
Continua depois da publicidade
O delegado responsável pela DIC, Eric Issao Uratani, informou que as polícias civil e militar realizaram rondas no local, mas nenhum suspeito foi localizado. Porém, a polícia encontrou uma residência com câmeras de segurança e nesta segunda-feira deve entrar em contato com os moradores para analisar as imagens.
– Existe a possibilidade desse equipamento ter filmado a ação, mas precisamos analisar as imagens com calma – avisa Eric.
Os donos da casa estavam viajando por isso a polícia ainda não conseguiu ter acesso ao material. Já a perícia da Polícia Civil, que vai confirmar as causas do fogo, deve ficar pronta no começo desta semana.
Continua depois da publicidade
O veículo, que costumava ficar estacionado em frente à casa do motorista que faz a linha Alto da Serra/Jaraguá do Sul, pegou fogo rapidamente e teve uma das portas arrombadas. Os bombeiros levaram cerca de uma hora e meia para controlar as chamas. Após o ataque, a PM deteve três homens que foram flagrados enchendo galões de gasolina num posto de combustíveis no bairro Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul. Eles estavam numa caminhonete blazer e uma motocicleta e tinham passagens pela polícia. Os três prestaram esclarecimentos na Delegacia da Comarca e liberados porque não houve flagrante.
Jaraguá do Sul também registrou uma tentativa de incêndio no Centro de Informações Turísticas na Avenida Prefeito Waldemar Grubba. A polícia também suspeita que a ocorrência esteja relacionada aos ataques. Um coquetel molotov foi atirado contra uma das paredes, mas o incêndio foi controlado antes dos bombeiros chegarem. O caso aconteceu cerca de uma hora e meia depois do ônibus ser incendiado.
Desde sábado a polícia está de sobreaviso e realiza abordagens em pontos críticos e locais de aglomeração. A Viação Canarinho também foi orientada a recolher para a garagem os ônibus que costumavam ficar estacionados na frente das casas dos motoristas responsáveis pelas linhas do interior. Já a orientação para a população é que desconfie de pessoas que buscam grande quantidade de galões combustíveis em postos e veículos, sobretudo de fora da cidade, que estejam circulando em uma mesma área. Qualquer atitude suspeita deve ser denunciada pelo199 e 181.
Continua depois da publicidade