Imagens divulgadas pela Nasa na semana passada mostram a formação de uma grande nuvem de CO2 (dióxido de carbono) que paira sobre a Terra. No vídeo é possível ver a atmosfera de janeiro a março de 2020 e mostra uma névoa escura que é impulsionada pelo vento e pela circulação atmosférica. As informações são do Uol.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As imagens foram feitas por meio de uma base de dados de diferentes satélites e são alimentadas por supercomputadores. O vídeo também possibilita ver de quais países e as fontes que geram a grande nuvem de CO2.

Mega-Sena, Quina e Lotofácil sorteiam mais de R$ 107 milhões nesta terça; veja os resultados

De acordo com o Uol, China, Estados Unidos e Sul da Ásia as principais fontes são usinas de energia, indústrias e veículos. Já na África e América do Sul são os incêndios.

Continua depois da publicidade

Importância do mapeamento

O mapeamento da Nasa tem como intuito contabilizar de onde vem o carbono e como isso impacta o planeta. O mapa foi desenvolvido pelo Scientific Visualization Studio da Nasa e apontou um aumento mais significativo de CO2 desde o início da era industrial.

O CO2 ou dióxido de carbono é o principal gás de efeito estufa responsável pelo aquecimento global e contribui, consequentemente, com o aumento das temperaturas.

Como efeitos, além de temperaturas mais intensas, contribui também com incêndios florestais, ondas de calor e elevação do nível o mar.

Veja fotos da nuvem

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo da Nasa

Leia também

“Muquirana” diz nas redes sociais que não precisa de cama e nem móveis

Veja a lista das 10 cidades mais ricas do mundo