Imagens feitas com um drone mostram como o trecho da BR-470 em Pouso Redondo, no Alto Vale, virou um verdadeiro caos aos motoristas com a interdição de uma ponte. Desde segunda-feira (25) não passa mais nenhum veículo pela estrutura por causa de rachaduras em um dos pilares de sustentação.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

​A alternativa foi desviar o trajeto por vias municipais, o que tem gerado muita fila na região. Outro problema é que as ruas não comportam o tráfego de veículos pesados e a rotina de quem vive no Centro ficou um transtorno.

A situação já era delicada por causa da construção de um elevado na rodovia, a cerca de 200 metros de onde fica a ponte interditada. Causava lentidão, mas nada fora do esperado e sem necessidade de desvio, uma vez que o trânsito fluía pelas laterais.

O problema é que quando a ponte também precisou ser bloqueada, o jeito foi usar rotas alternativas por dentro da cidade. Não são trajetos longos, têm em torno de 1,5 quilômetro, porém no sistema siga e pare.

Continua depois da publicidade

Veja no vídeo feito por Renan Vieira da Silva, com o uso de um drone. 

Soluções improvisadas

Duas rotas alternativas existem atualmente para os motoristas. Uma delas é apenas para veículos leves, pois a ponte existente no caminho não comporta o fluxo pesado. A prefeitura chegou a colocar tubos na pista para evitar o tráfego de caminhões e carretas.

A outra opção também tem um poste, mas a equipe de engenharia do município diz que dá conta da demanda. Apesar disso, é neste desvio que o asfalto já cedeu para os acostamentos em alguns pontos e nos trechos de paralelepípedo as lajotas serão tiradas e vão dar lugar a pedras compactadas com máquinas.

Na manhã desta quinta-feira (28) a prefeitura começou os trabalhos para criar uma passagem de veículos improvisada ao lado da ponte comprometida. Tubos de concreto, pedras e barro serão colocados dentro do Rio das Pombas para ligar uma margem à outra e assim desafogar o trânsito no perímetro urbano.

A expectativa é deixar tudo pronto ainda no fim de semana para liberar a passagens de automóveis no sentido Blumenau a Curitibanos. O caminho inverso segue por dentro da cidade.

Continua depois da publicidade

Em paralelo, o Exército começou os trabalhos para montar uma ponte provisória ao lado da atual, que substituirá a passagem que está sendo feita pela prefeitura. A previsão de término é de 15 dias. 

Leia também

> Fotógrafo de Balneário Camboriú vendia pornografia infantil à deepweb, diz PF

> Árvores cortadas às margens da BR-470 vão virar moradia popular em SC

> Gestor de hospital investigado por desvio de dinheiro no Alto Vale é preso