
ANTES E DEPOIS
Entrada de Joinville pela Ottokar Doerfell em imagens de 2003 e ontem:
Rua 15 de Novembro
Rua Visconde de Taunay
Festa terá novo modelo em 2015
Continua depois da publicidade
A Festa das Flores como é hoje, com uma grande exposição, oferta e concurso de flores, que atrai visitantes de todo o País e até do exterior, deve ser reformulada para a edição do ano que vem. A 50 dias de começar o evento – 11 e 16 de novembro, na Expoville – o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, é incisivo:
– Este é o último ano nesse modelo. Precisamos profissionalizar, ver outros modelos.
Há pelo menos dois modelos em estudo: a transformação da Agremiação Joinvilense dos Amadores e Orquídeas (Ajao) em instituto (como já acontece com o Festival de Dança e a a Feira do Livro) e a terceirização (como ocorre com a Oktoberfest, de Blumenau, e a Festa do Pinhão, de Lages). A decisão será tomada depois da 76ª edição.
A principal dificuldade é a arrecadação de recursos. Além dos R$ 600 mil do município, os organizadores esperavam captar pelo menos R$ 200 mil do governo do Estado. Porém, o processo foi abandonado porque há uma série de impedimentos legais no repasse da verba para a Ajao, entidade que organiza o evento.
Agora, a corrida é para garantir esse recurso por meio de patrocínios de empresas e parceiros privados. Algumas novidades na programação devem ser anunciadas no fim deste mês.
Continua depois da publicidade