Imagens aéreas feitas na manhã desta quarta-feira (26) pelo fotógrafo Patrick Rodrigues mostram a proporção da cratera aberta pelo DNIT para tentar descobrir o que provoca repetidamente um buraco na pista da BR-470, entre Blumenau e Gaspar.
Continua depois da publicidade
Entre no grupo do Santa e receba notícias por WhatsApp
Como é possível observar nas fotos e vídeos, a escavação tomou conta de uma faixa inteira da pista antiga da rodovia e, por isso, foi necessário desviar o trânsito para o trecho duplicado, até então bloqueado para veículos.
De acordo com o DNIT, as equipes encontraram uma galeria pluvial de concreto com falhas de vedação, por onde provavelmente a terra estaria “escapando” e criando o buraco. O órgão informou ter efetuado o conserto nesta terça-feira (25).
A próxima etapa é fazer o chamado reaterro, com rocha, para depois aplicar a pavimentação. A previsão é de que fique tudo pronto ainda nesta quarta (26).
Continua depois da publicidade
A cratera apareceu pela primeira vez no começo de setembro. Vários consertos foram feitos depois disso, mas o problema sempre retornava. O DNIT resolveu então isolar o tráfego e fazer uma sondagem para descobrir o que está fazendo a terra mover-se.
Com a localização da galeria, a expectativa é de que o problema não volte a se repetir.
Veja no vídeo como está o local da cratera
Leia também
Engavetamento com quatro carros na BR-470 em Blumenau causa lentidão
Advogada morre em acidente e bebê de nove meses sobrevive em Brusque