O cenário é de destruição após o incêndio de grandes proporções que atingiu uma indústria de cola em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (17). A operação mobilizou mais de 40 bombeiros da região, guarnições da Polícia Militar e outros órgãos municipais no bairro Nossa Senhora da Salete, na Grande Próspera.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a empresa estava realizando transbordo de tolueno quando houve um vazamento do produto e um faiscamento. É possível que essa tenha sido a origem do incêndio. Uma área de 200 metros quadrados foi totalmente consumida pelas chamas.
Obras em viaduto bloqueiam trecho da BR-101 no Sul de SC; veja quando e onde
Para controlar o fogo, foram utilizados aproximadamente 130 mil litros de água e 500 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE). A operação, que encerrou por volta das 19h30min, contou com seis caminhões de combate ao incêndio, duas ambulâncias e três caminhonetes para apoio logístico.
Continua depois da publicidade
Explosões de esgoto
O material químico vazado da empresa avançou pelo sistema pluvial. Com isso, foram registradas algumas explosões das bocas de esgoto dos bueiros. Não houve feridos.
Para conter o avanço do material na rede pluvial, foi utilizado LGE na canalização. O perímetro de 500 metros foi isolado. Foram constatados, ainda, danos no asfalto e calçadas devido às explosões.
Prédios foram evacuados
Por questões de segurança e prevenção, comércios, residências, hotéis, postos de combustíveis e um shopping da região foram evacuados pela Polícia Militar. O isolamento da área seguiu até 18h, com auxílio da Defesa Civil.
Por fim, após o controle das chamas e verificação dos bueiros, os locais evacuados foram liberados. O Corpo de Bombeiros informou que a perícia será realizada a partir das 10h desta quarta-feira (18).
Continua depois da publicidade
Veja fotos da indústria após o incêndio
Leia mais
Motociclista de 45 anos é encontrado morto após acidente em Criciúma
Sobe para 12 o número de mortos nas explosões de pagers no Líbano