Luzes nas cidades à noite são um indicador bastante confiável de onde as pessoas vivem e costumam ser usadas para mapeamentos. Porém, este não é o caso da Coreia do Norte, onde moram cerca de 24 milhões de pessoas e quase não se veem luzes à noite.
Continua depois da publicidade
A imagem acima foi divulgada pela Nasa em setembro de 2012. Ela foi feita pelo scanner radiométrico Visible Infrared Imaging Radiometer Suite (VIIRS), instalado no satélite Suomi NPP. É possível ver que a Coreia do Sul está brilhando com luzes da cidade, em todas as regiões, principamente sobre a capital Seul. Já a Coreia do Norte quase não tem luzes e pode-se perceber apenas um fraco foco iluminado em torno de Pyongyang, capital do país. As outras regiões são completamente escuras.
É possível ver mais luzes no mar do Japão, vinda de barcos (destacados no quadrado branco), do que das cidades nortecoreanas.
A crise energética na Coreia do Norte é conhecida há tempos. Hotéis que recebem os poucos turistas que visitam o país possuem geradores próprios, para evitar que os hóspedes fiquem sem energia.
Continua depois da publicidade