A imagem de Nossa Senhora de Lourdes, em uma gruta no centro de São Bento do Sul, foi furtada na madrugada de sexta-feira (1º). Segundo o padre da Igreja Matriz, Mário Tito Angioletti, que fica ao lado da gruta, garis perceberam o desaparecimento da santa.
Continua depois da publicidade
— Na sexta-feira de manhã, quando os garis entraram na gruta para fazer a limpeza, perceberam que a imagem não estava mais lá. O responsável entrou em contato com a paróquia para saber se a igreja havia retirado a imagem. Foi nessa hora que percebemos que ela havia sido furtada. Na quinta-feira ela ainda estava lá, então, provavelmente, o furto ocorreu na madruga de quinta para sexta-feira — disse o padre em entrevista à NSC TV, que esteve em São Bento do Sul na tarde de segunda-feira (4) para apurar as informações.
A dona de casa Lia Dums costuma ir todas as semanas à gruta e, na tarde de domingo (3), quando foi para fazer suas orações, ficou impressionada ao saber que a imagem tinha sido furtada.
— Eu fiquei chocada, isso foi uma brincadeira de mau gosto que fizeram. Dá vontade de chorar — diz ela.
A gruta onde ficava a imagem é da Prefeitura. Margareth Bayerl Keiser, secretária de administração, afirmou que vai registrar um Boletim de Ocorrência e fará uma campanha para conseguir uma nova. Até porque na próxima segunda-feira é o dia da santa.
Continua depois da publicidade
— O Estado é laico, então nós não podemos legalmente fazer a compra de um santo específico. Mas nada impende que, entre nós, estrutura do município, façamos uma doação, ou uma campanha para ajudar a igreja a repor essa imagem aqui na gruta — disse.
Nossa Senhora de Lourdes é a santa protetora dos enfermos. Na gruta onde ficava a imagem dela as visitas acontecem diariamente, tanto que os portões ficam abertos 24 horas. E mesmo sem a imagem no altar, os fiéis continuam indo para fazer as orações.