A imagem da Nossa Senhora Aparecida chega a Blumenau às 18h desta terça-feira. Ela será levada à Catedral São Paulo Apóstolo, onde o bispo dom José Negri vai ministrar a missa de acolhida e a cerimônia de abertura do Ano da Fé.

Continua depois da publicidade

A santa chegou ao Vale sexta-feira, em comemoração aos 50 anos de Navegantes. Na programação, está prevista para esta terça, às 19h, a Missa do Pão de Santo Antônio, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Itoupava Norte.

Na quarta, haverá a Missa da Saúde no Santuário da Itoupava Norte, às 19h. Na quinta, também às 19h no santuário, será celebrada a Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida.

Na sexta-feira, às 8h, haverá a procissão fluvial pelo Rio Itajaí-Açu. Logo após, dom José preside uma missa no santuário, às 10h. Ao meio-dia, o padre João Bachmann e dom José sobrevoam o Santuário em helicóptero, abençoando os devotos. A sexta ainda terá missa com crianças às 15h e a missa de encerramento das festividades de Nossa Senhora Aparecida, no santuário da Itoupava Norte.

A santa retorna no domingo, dia 14, a Navegantes. Depois disso, a imagem de Nossa Senhora Aparecida segue em caravana até o santuário na cidade de Aparecida, em São Paulo. A imagem, exatamente igual a que fica na basílica, é única e percorre todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Ela foi feita em madeira há aproximadamente 20 anos por um artista mineiro a pedido da basílica. A santa original, que foi encontrada em um rio por pescadores, não sai da basílica devido sua fragilidade. Em 2017, a imagem completará 300 anos.