O temporal de verão da tarde desta segunda-feira (3) causou destruição e medo em Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí. O vento forte acompanhado de chuva durou cerca de 10 minutos, mas foi o bastante para arrancar telhados de alguns galpões e empresas no Centro da cidade, a única região afetada segundo a Defesa Civil. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Ariceli Loffi Rengel, proprietária de uma agropecuária, estava com funcionários e dois clientes dentro da loja quando tempo mudou subitamente, por volta das 16h40min. Católica devota, ela conta que chegou a pegar alguns ramos para queimar — a crença diz que ajuda a acalmar as tempestades —, mas não deu tempo. 

A imagem da câmera interna de segurança mostra que quando a comerciante com ramos na mão quando vento começa a derrubar tudo. Por sorte, ninguém se feriu e o prejuízo foi apenas financeiro. Nesta terça (4), a comerciante trabalhava para tentar ao menos cobrir novamente o comércio. 

Segundo a coordenadoria regional da Defesa Civil no Alto Vale do Itajaí, desta vez Petrolândia foi a cidade mais afetada pelo temporal. Desde o fim do ano passado, a região tem enfrentado problemas com as chuvas de verão. No dia 27 de dezembro, agricultores perderam lavouras de fumo, milho e soja nas cidades de Imbuia, Dona Emma e Aurora.

Continua depois da publicidade

Há alerta de novos temporais no Vale do Itajaí nesta terça-feira (4). A comunidade pode se cadastrar para receber os avisos da Defesa Civil direto no celular. Para isto basta enviar um SMS informando o seu endereço para o número 40199.

Errata

Até as 14h27min desta terça-feira (4) o texto destaca que uma imagem de Jesus havia ficado intacta mesmo após o temporal ter arrancado o telhado e derrubado prateleiras da agropecuária. Mas não verdade isso não ocorreu. 

No começo desta tarde, quando a luz voltou na empresa, a comerciante Ariceli conseguiu ver as imagens de todas as câmeras de segurança e percebeu que a imagem chegou a cair ao chão. 

Durante o trabalho de recuperação da loja uma pessoa junto e colocou novamente no lugar. Por isso quando a Ariceli olhou para o local viu a imagem e os ramos onde ela sempre os manteve. 

Continua depois da publicidade

Como boa devota, comprometida com a verdade, ela ligou para a reportagem e corrigiu a falha. O texto foi editado.