O Instituto do Meio Ambiente (IMA) se prepara para divulgar o primeiro relatório de balneabilidade desde o início da pandemia. O monitoramento havia sido suspenso em março quando o estado decretou situação de emergência em função do coronavírus. Com a retomada da coleta, a expectativa é publicar a análise dos 231 pontos do litoral catarinense em 23 de outubro.

Continua depois da publicidade

Conforme o IMA, o trabalho nos laboratórios ficou prejudicado já que as análises ocorrem feitas em ambientes fechados.

Em entrevista à NSC TV, o gerente de laboratório e medições ambientais Marlon Daniel da Silva explicou que a maioria dos técnicos são do grupo de risco, por isso, atuam de forma remota. O trabalho presencial tem sido feito apenas quando indispensável.

– Estamos com quatro coletas em andamento. Na próxima semana, 19, estaremos na quinta coleta. Muito provavelmente, na sexta, dia 23, estaremos lançando o resultado baseado nas últimas cinco coletas consecutivas. Dali pra frente faremos a solicitação para que se adesive as placas com a condição de propriedade ou impropriedade (para banho) – detalhou. 

Silva alerta que a classificação de qualidade da água como própria ou imprópria não significa um estímulo para as pessoas irem à praia.

Continua depois da publicidade

– Mesmo que você tenha uma placa com propriedade para o local, tem que respeitar as restrições da vigilância sanitária do estado ou até do município. Visto ser o município o primeiro a atender as necessidades básicas do cidadão – ponderou.