Quem passa pela Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, antes do dia amanhecer, percebe que a iluminação da estrutura não está completa: falta luminosidade no corredor de carros e pedestres. Conforme a prefeitura, que administra o serviço na ponte, os pontos apagados não possuem relação com um furto de fios ou problemas relacionados aos postes de luz, pelo contrário, ocorrem de forma programada.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O sistema de iluminação da Ponte Hercílio Luz funciona automaticamente a partir da detecção de luminosidade. Ou seja, quando o dia começa a amanhecer, os postes identificam a presença de luz natural e se apagam. Ocorre, porém, que alguns deles demoram um pouco mais para detectar a situação e, por isso, existe um delay para que o cartão postal da Capital fique com as luzes uniforme.
A tecnologia é utilizada também no início da noite, quando os postes detectam a falta de luz natural e, naturalmente, se acedem de forma automática.
Furtos de fios e iluminação cênica
Nos últimos meses, Florianópolis registrou ocorrências de furtos de fios que deixaram toda a estrutura no escuro por dias. O Ministério Público de Santa Catarina chegou a notificar a prefeitura, que se comprometeu em instalar mais câmeras de segurança no local.
Continua depois da publicidade
A situação, porém, não interfere na iluminação cênica. Desde janeiro, o mais famoso cartão-postal de Santa Catarina teve as luzes que desenham o seu contorno suspensa. A decisão ocorreu à pedido do governador Jorginho Mello, para que uma revisão no contrato de serviço fosse feita. A assinatura do documento havia ocorrido em dezembro, na reta final do governo de Moisés.
A contratação, de R$ 8,9 milhões, previa a instalação de iluminação de LED com efeitos de luz e sombra, mudança de cor e de intensidade. A previsão era de que a obra fosse concluída em julho, o que não ocorreu.
Leia também
Rosa Weber deve pautar aborto, marco temporal e porte de drogas no STF antes de aposentadoria
Qual duplicação em Joinville será defendida por Adriano Silva na visita de Jorginho Mello