O ILS, sistema que facilita operações de pouso em condições de mau tempo, está chegando em Santa Catarina. A previsão era de que o navio que transportou os equipamentos atracasse no Porto Itapoá até o início da madrugada desta terça-feira. A embarcação, chamada Santa Catarina, veio da Alemanha e deve deixar o terminal portuário ainda na terça-feira.

Continua depois da publicidade

A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela importação do ILS, ainda não tinha informações sobre quando ele seria trazido para Joinville. Mas segundo o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, Jalmei Duarte, a previsão é de que isso ocorra nos próximos dias.

– Conversei com o setor de importações da FAB e fui informado de que virá de um representante do órgão para fazer o desembaraço da carga. Espera-se que isso aconteça nos próximos dias.

Ainda de acordo com o secretário, o prazo de 90 dias para instalação do sistema no aeroporto joinvilense será mantido.

Continua depois da publicidade

– Este prazo inclui o período de homologação – acrescenta.

O ILS será de categoria 1 (existem três categorias) e permitirá a aproximação até a altitude de 200 pés (60 metros). Ou seja, o piloto só vai desistir do pouso se não vir a pista na altitude de 60 metros.

Ampliação

Jalmei informou que a ampliação do aeroporto ainda está na fase de desapropriações. Na quarta-feira, ele terá uma reunião com o superintendente do terminal, Rones Heidemann, para tratar sobre o tema.