O ILS (Instrument Landing System), equipamento que facilitará as operações de pouso no Aeroporto de Joinville, está previsto para chegar no Porto de Itapoá (SC) no dia 4 de fevereiro. Segundo o cronograma, instalação do equipamento deve levar 90 dias.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quinta-feira, o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico (Side) da Prefeitura de Joinville, Jalmei José Duarte, se reuniu com o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Rubens Heidemann, na Superintendência do aeroporto, para conhecer a estrutura e as mudanças que a implantação do equipamento irá proporcionar.

– A estrutura física já está 100% pronta para receber o ILS – destacou Jalmei Duarte.

Atualmente, existem quatro companhias aéreas operando no Aeroporto de Joinville, totalizando 11 voos diários. Segundo a Infraero, apenas 2% desses voos não recebem autorização de pouso, na maioria das vezes por questões climáticas. Com a instalação do ILS, o número de aeronaves que não poderão pousar deverá cair para 0,5%.

Continua depois da publicidade

O investimento na infraestrutura necessária para receber o ILS foi de aproximadamente R$ 3 milhões e o custo do ILS e dos equipamentos necessários ficou em torno de R$ 5 milhões. O Aeroporto de Joinville tem capacidade para atender cerca de 800 mil passageiros por ano, mas atualmente recebe aproximadamente 450 mil.

O superintendente Heidemann acredita que o número de passageiros deverá aumentar com a instalação do ILS. Em relação à ampliação do aeroporto, o secretário da Side ressaltou que o processo está na fase das desapropriações.

Hoje, o aeroporto tem 850 mil m². Com a reforma, a estrutura física deverá aumentar em 150%, passando a totalizar mais de 2 milhões de área quadrada. A pista, que hoje tem 1.640 metros, passará a somar 2.190 metros.

Continua depois da publicidade