Comprado e com data para ser entregue. Este é o status do sistema ILS que será instalado no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville. Segundo o major brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea), o sistema que facilita operações de pouso já foi comprado e chega no País em novembro deste ano.

Continua depois da publicidade

O oficial da Aeronáutica divulgou as informações terça-feira, durante uma visita ao aeroporto de Florianópolis. Ele também anunciou investimentos e a troca do ILS que funciona hoje no terminal da Capital.

O equipamento comprado para o aeroporto joinvilense será igual ao que está em operação atualmente em Florianópolis. O ILS será de categoria 1 (existem três diferentes categorias do sistema) e vai permitir a aproximação até a altitude de 200 pés (60 metros). Ou seja, o piloto só vai desistir do pouso se não vir a pista na altitude de 60 metros. O equipamento será alemão e custará R$ 3,5 milhões.

O major brigadeiro também afirmou que assim que a Infraero terminar as obras civis do aeroporto – que começaram no fim de junho – serão necessários três meses para instalar o ILS.

Continua depois da publicidade

O superintende do aeroporto de Joinville, Rones Rubens Heidemann, que está em Brasília nesta semana, ficou satisfeito com a notícia da compra do equipamento e disse que a chegada em novembro fará com que o cronograma previsto pela Infraero seja cumprido.

– Se o equipamento chegar em novembro deve estar funcionando em março -, explicou.

– As obras para a instalação do ILS estão bem adiantadas -, acrescentou.

O superintendente acredita que o sistema deve ser trazido em dois contêineres, que possivelmente vão desembarcar no porto do Rio de Janeiro e transportado por terra até Joinville.