A colonização começou em 1842, quando o belga Van Lede iniciou uma viagem de reconhecimento dos rios Itajaí, com a intenção de trazer colonos para trabalhar na exploração das jazidas de minérios, no comércio e na agricultura. Após a expedição, Van Lede optou por estabelecer uma colônia na região de Ilhota, que recebe o nome pela pequena ilha no Rio Itajaí-Açu, exatamente em frente à igreja São Pio X. Mas a ilha que originou o nome da cidade sumiu depois das grandes cheias de 1880 e 1911.
Continua depois da publicidade
Desde o início, a população se dividia pelas margens do rio, entre esquerda e direita. A esquerda era a região do Baú, e a direita o Centro. Ilhota hoje tem cerca de 12,5 mil habitantes. Gente de diversos lugares, principalmente descendentes de belgas, italianos e alemães. ~
É conhecida como a Capital Catarinense da Moda Íntima e Praia, título recebido do governo estadual pela grande quantidade de empresas do setor.
Em novembro de 2008, os olhares do país se voltaram para o município, ganhando destaque nas mídias nacionais. A notícia era negativa, com a enchente que entrava dentro de nossas casas sem pedir licença. Ilhota foi a cidade com maior número de mortos, pessoas isoladas, sem água, comida e abrigo.
Acompanho a cidade nesses 55 anos, fazendo meu papel como cidadão. Nasci, trabalhei e formei minha família em Ilhota, e é com muito orgulho e felicidade que faço a história desse lugar, contribuindo para aqueles que aqui vivem!
Continua depois da publicidade
Daniel Christian Bosi
Prefeito
_Ilhota é maravilhosa pelas belezas naturais e pelo povo ordeiro e trabalhador.
SAIBA MAIS
População: 12.624 habitantes
Localização: Vale do Itajaí, a 31 km de Itajaí
Área: 253.44 quilômetros quadrados
Emancipação: 21/06/1958
Características: uma das poucas colônias belgas do país
Atrativos: turismo ecológico e festas
Particularidades: abriga um dos picos mais altos da região, o Morro do Baú, com 819 metros
Curiosidades: o maior número de mortos e desabrigados na enchente de 2008
Pontos turísticos: Parque Botânico Morro do Baú